Coco Revelado: Microsoft, JPMorgan & outras empresas divulgam nova tecnologia Blockchain

A Microsoft revelou hoje uma nova estrutura de blockchain, projetada para tornar mais fácil a construção de redes corporativas usando o ledger distribuído.

A nova plataforma Coco foi construída para superar as velocidades de transações e simplificar as decisões de governança. Será integrada com uma série de cadastro de blocos open source populares e ledgers distribuídos, incluindo ethereum, R3’s Corda, Hyperledger Sawtooth e JPMorgan’s Quorum.

Mas são as capacidades de segurança confiáveis que a Microsoft Azure CTO, Mark Russinovich, destacou como peça-chave para tornar a plataforma mais do que apenas uma simples melhoria.

Além da integração com o próprio ambiente de execução confiável baseado em software da Microsoft, Russinovich disse que a estrutura pode ser compatível com as extensões de proteção de software baseadas em um hardware da Intel, conhecidas como SGXs.

No momento em que mais empresas procuram converter essas tecnologias de código aberto em soluções de nível empresarial, a nova plataforma é um caminho para acelerar o tempo de mercado e simplificar o gerenciamento depois de entrar em operação.

Falando em uma demonstração de imprensa, Russinovich disse:

“O Coco Framework é invisível em seu próprio protocolo. Ele fornece esses recursos de alto desempenho, segredo de segurança e governança já incorporados”.

Na primeira demonstração ao vivo, a estrutura resultou em um volume de 1.700 transações por segundo em uma versão privada da blockchain ethereum.

O volume médio de transações de blockchain integrado com o Coco (abreviação de “consórcio confidencial”) é de cerca de 1.600 transações por segundo, e possui um modelo de governança integrado que permite que os membros dos consórcios votem em todos os termos e condições de uma rede, incluindo momentos em que membros podem ser adicionados ou excluídos.

IMG 3419

O framework foi revelado em conjunto com a publicação de um documento descrevendo como o Coco foi projetado para se integrar com uma ampla gama de blockchain e ledgers distribuídos.

“Esta é a flexibilidade do Coco Framework”, disse Russinovich. “Qualquer ledger pode ser construído nela”.

Código aberto para empresa

Recorrendo, o Coco é o último desenvolvimento de estratégia da Microsoft para fornecer serviços cada vez mais avançados para as empresas que buscam transformar o código de cadastro de blocos abertos em produtos de nível empresarial.

No final de 2015, a Microsoft fez sua entrada pública na indústria com seu kit de ferramentas de bloqueio como serviço para uma série de plataformas de código aberto. Desde então, a empresa lançou o Projeto Bletchley, projetado para simplificar a criação de consórcios de blokchain e revelou planos para contratos inteligentes de nível empresarial.

Com o lançamento do Coco no próximo ano, Russinovich disse que os usuários serão capazes de equilibrar melhor os trade-offs experimentados por empresas do que ter que escolher entre desempenho e segurança ao construir em uma blockchain.

O líder do programa de bloqueio JPMorgan, Amber Baldet, explicou durante uma conversação em painel no demo por que sua empresa planeja usar o Coco.

Baldet disse:
“O que estamos fazendo é tornar este um aditivo adicional, uma peça opcional que as empresas podem usar para fornecer graus adicionais de segurança e desempenho para o segredo de funcionamento e o modelo de desempenho do Quorum “.

Especificações técnicas

Em duas demonstrações ao vivo separadas do Coco Framework, a velocidade e a segurança da tecnologia foram colocadas em exibição.

Durante um teste de velocidade, o Coco alcançou aproximadamente 1.700 transações por segundo usando uma versão privada da blockchain ethereum, em comparação com 13 transações por segundo sem a estrutura.

IMG 3426

O “motivo principal” para a melhoria, de acordo com a gerente de programas da Microsoft, Christine Avanessians, é que a blockchain estava sendo processada em um ambiente confiável, permitindo um “mecanismo de consenso simplificado”, neste caso, RAFT.

O vice-presidente da Intel, responsável pelo grupo de software e serviços, Rick Echevarria, explica por que sua empresa se juntou à iniciativa,e insinuou por que o quadro poderia ser adotado amplamente entre as empresas, afirmando:

“Vamos remover muitas barreiras, a barreira de escalabilidade, a barreira de privacidade e as barreiras de segurança, então agora as empresas que estão construindo tecnologias blockchain podem se concentrar no que agrega valor aos seus negócios”.

Fonte: Coindesk

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.