News

$600 mil em Bitcoin Cash retirados de endereços do Segwit

por Rodrigo Camilo

22/11/2017 - 3:43 pm

Qualquer pessoa com conhecimento básico em bitcoin cash lhe dirá que BCH e Segwit não se misturam. Envie BCH para um endereço segwit e você terá problemas. Se você é um minerador com uma alta capacidade em hash e proeza técnica para desembaralhar a bagunça, trabalhar com os dois te dará muitos lucros. 493 BCH equivalentes a $610 mil dólares acabaram de ser recuperados dessa maneira por um indivíduo inteligente. A pergunta é, quem – e quais são suas intenções?

Lucrando com a quantia

Como já falado anteriormente, centenas de bitcoin cash estavam presos em endereços segwit, após indivíduos acidentalmente terem os enviado para lá. Bem, a partir de hoje, esse dinheiro já não está mais preso. Alguém retirou a quantia e agora as moedas residem em um endereço único cujo conteúdo vale mais de $600 mil dólares. Explicar como conseguiram isto é complicado; já explicar o porquê é muito mais simples.

Foi Antoine Le Calvez, pesquisador de dados da p2sh.info, que descobriu a façanha, e twittou:

Em português: Alguém recuperou todos os BCH enviados para endereços SegWit (493 BCH equivalentes à $610 mil dólares). Felizmente, com a intenção de devolve-los a seus donos originais.

Possível motivação

A razão mais provável para alguém se esforçar em recuperar um número de transações de bitcoin cash enviadas erroneamente é o lucro pessoal. No entanto, se um recente post do Reddit estiver correto, o responsável parece ter realizado a operação por razões altruístas e está disposto a negociar com os remetentes originais para retornar seus fundos. Pode parecer improvável, mas é interessante notar que o pool de mineração BTC.com anteriormente fez o mesmo com 100 BCH que sofreram o mesmo destino. O usuário, chamado de bchsegwitrecover, diz:

“Recuperei todas essas moedas para ajudar aqueles que acidentalmente enviaram BCH para endereços segwit. Se você acidentalmente enviou BCH para um endereço de segwit, me envie uma mensagem particular ou envie um e-mail para bchsegwitrecover@mail2tor.com. Não se esqueça de incluir o endereço de segwit em que você está tentando recuperar suas moedas.”

No entanto, há uma condição anexada – solicitantes precisarão pagar uma recompensa de 30%. O usuário acrescenta: “Solicitações de recuperação serão processadas manualmente e transações serão feitas diariamente. No entanto, sou apenas humano e isso pode demorar muito tempo para fazer.”

Quem recuperou o BCH perdido em endereços segwit certamente fez um trabalho completo: além de recuperar uma transação de 33 BCH equivalentes a $41.000 dólares, eles se deram ao trabalho de remover todos os estilhaços, incluindo numerosas transações que valiam meros centavos.

Leia mais: Transações em Tether suspensas após ataque hack de $30 milhões

Como isso aconteceu?

Recuperar bitcoin cash enviados para um endereço de segwit não é fácil, mas é possível. Com bastante incentivo – digamos $600.000 – alguém inevitavelmente iria voluntariar-se. Conseguir a façanha requer um processo de duas partes, a primeira envolve obter o scriptSig dos endereços BTC no qual a quantia em BCH foi enviada.

Consiga o scriptSig e você pode gastar a saída do endereço segwit P2SH-P2WPKH. Aplique um hash particular, adicione um byte da rede, faça a soma da verificação, converta o valor em formato Base58 e – pronto! – Você conseguiu seu scriptSig. Quem recuperou os $600 mil em BCH provavelmente executou um script para automatizar o processo para todos os 399 endereços Segwit que prendiam o bitcoin cash. Desses fundos, 493.5 BCH deles, residem agora neste endereço.

O segundo estágio do processo seria minerar estas transações, mas sem transmiti-las ao resto da rede. É seguro supor que a pessoa que obteve os dados do scriptSig também minerou as transações, ou através de um equipamento de BCH solo, ou possivelmente através de um dos pools mais obscuros de BCH cuja a identidade é desconhecida.

O minerador da transação escolheu não se identificar.

E é assim que você recupera $600.000 em criptomoedas de uma única vez. Se o post do Reddit a respeito do assunto for genuíno, então aquelas moedas estão agora em mãos seguras. Em troca de seus serviços de recuperação, bchsegwitrecover pode ganhar a grande quantia de $200.000 dólares. É um alto preço a pagar por um breve descuido, mas é melhor do que perder tudo.

Você acha que o responsável por recuperar o dinheiro perdido deve ser aplaudido ou condenado? Comente na seção abaixo.

Fonte: Bitcoin.com