Adoção: diversos estabelecimentos em Pernambuco já aceitam Bitcoin

Pernambuco é um dos estados mais avançados em termos de adoção de Bitcoin

Uma notícia veiculada no Portal PE, no dia 3 de fevereiro, de autoria de Marina Barbosa, tratou sobre o aumento na adoção de criptomoedas – especialmente Bitcoin – em Pernambuco, estado da região Nordeste do Brasil.

O artigo começa com a frase:

“Imagine poder pagar o lanche, a gasolina e até a faculdade com uma ‘moeda virtual’. Pois isso já é possível aqui em Pernambuco.”

De acordo com a notícia, já são mais de 80 estabelecimentos, todos eles de diferentes setores, como faculdades, bares, postos de gasolina e até mesmo taxistas.

De acordo com Marco Carnut, CEO da CoinWise, cripto startup focada em prestar soluções para processamento de pagamento em criptomoedas no comércio, que foi citado na publicação:

“As criptomoedas ganharam fama de ativo financeiro especulativo, mas esta não era a sua missão original. Elas foram criadas para ser um substituto do dinheiro em espécie. O título do artigo de Satoshi Nakamoto já dizia: Bitcoin – Um sistema peer to peer de dinheiro eletrônico. Ou seja, ele queria que nós tivéssemos um novo sistema de dinheiro totalmente eletrônico.”

É importante a ressalva de Carnut, uma vez que a adoção tem um papel fundamental na longevidade e valorização não só do Bitcoin, mas das criptomoedas no geral. A Coinwise tem fornecido soluções para o aceite de criptomoedas nos estabelecimentos pernambucanos, viabilizando pagamentos em Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash.

Edísio Pereira Neto, sócio da exchange Bit Blue e parceiro da Coinwise, também foi citado no artigo:

“Como hoje o bitcoin está mais estável, oscilando menos, as pessoas já conseguem usá-lo como forma de pagamento sem medo da variação. E, assim, as pessoas começam a perceber que este é um meio de pagamento universal e não uma forma de investimento.”

A afirmação de Pereira Neto tem sentido, tendo em vista que os níveis de volatilidade do Bitcoin estão baixos desde outubro de 2018. Inclusive, a variação de volatilidade entre 2017 e 2018 declinou 98%.

A Facottur, faculdade localizada em Olinda, é uma das instituições que passou a aceitar pagamentos em criptomoedas. O diretor acadêmico e de marketing da instituição de ensino, Klennio Adam, foi citado na notícia veiculada pelo Portal PE:

“Acreditamos que é uma tendência, algo que vai transformar o mercado. E queremos fazer parte desse processo. Por isso, passamos a oferecer mais essa ferramenta para os nossos alunos e estamos estimulando as pessoas a entenderem do que se trata. Vamos até fazer um evento sobre criptomoedas, pois nossa missão é conectar as pessoas com o futuro.”

O taxista Edmilson Frade, que trabalha em Recife, também foi citado na publicação:

“É uma forma a mais de receber e uma facilidade que chama muito a atenção dos clientes. Então, a procura tem sido boa. Estou até no grupo de WhatsApp do pessoal que usa bitcoin aqui no Recife. E eles costumam agendar corrida comigo só por causa disso.”

Com tais desenvolvimentos, Pernambuco é um dos estados brasileiros mais avançados em termos de adoção de criptomoedas.

Capital do Pará também avança em adoção

E em Belém, o Yamcol Group passou a aceitar SmartCash em suas lojas, que englobam diversas franquias famosas, como Taco, Kattleya, Sketch Men’s Collection, Victor Hugo, Touch e Euro.

A cripto será aceita por meio do aplicativo SmartPay, disponível para dispositivos Android, o que evita taxas transacionais adicionais – por meio da integração com a startup Kamoney.

A parceria com grandes lojas dá ênfase na propulsão que a adoção tem ganhado no país.