Binance tem acordo para adquirir o CoinMarketCap por US$ 400 milhões

A Binance está preparada para comprar o CoinMarketCap. Mas isso é bom para a universo cripto?

Aparentemente a Binance está preparada para adquirir o analisador  de dados de criptomoedas, CoinMarketCap. Estima-se que o acordo valha cerca de US $ 400 milhões.

De acordo com um relatório do The Block, a Binance está nos estágios finais de concretização do acordo, que será anunciado no final desta semana.

Esta será a quinta grande aquisição da Binance, de acordo com dados da Crunchbase. A Binance possui o DappReview, uma plataforma de análise de dados baseada em Pequim para aplicativos descentralizados, a exchange de criptomoedas indiana WazirX, JEX que é uma exchange de criptomoedas para negociação de futuros e derivativos e a Trust Wallet, uma carteira móvel de criptomoedas. Também investiu na Mars Finance, uma agência de notícias sediada na China.

O CoinMarketCap é uma das fontes mais populares de dados de  criptomoedas. O site é visitado por 37 milhões de usuários por mês, de acordo com a SimilarWeb.

Mas o acordo previsto coloca questões difíceis para a neutralidade do CoinMarketCap.

Como o acordo da Binance afetará o universo cripto?

Com a Binance como uma das maiores exchanges de criptomoedas e o CoinMarketCap, a maior fonte de dados do universo cripto, a aquisição poderia tornar a indústria mais centralizada.

“Quem confiaria no CoinMarketCap depois disso, não faz sentido. Uma participação da Binance provavelmente funcionará melhor do que uma aquisição, apenas anula o propósito de ter um agregador de índices equilibrado e neutro”, escreveu Eugene Ng, chefe de vendas da Matrixport e ex- trader no Deutsche Bank.

Ele não estava sozinho. “Eu também não vejo isso como uma coisa boa. O Coinmarketcap é um site de listagem independente. A Binance poderia inclinar dados e anúncios na plataforma em direção ao seu próprio token e IEO”, escreveu Jeroen Hesp, gerente de desenvolvimento de negócios da Citizen.

Alguns comentaristas estavam preocupados. “Pessoalmente, sou sempre cético em relação a qualquer acordo que possa, de alguma forma, afetar a ‘neutralidade’ de qualquer sistema de relatórios em que uma parte (mesmo potencialmente) tenha interesse nesse sistema como aqui, especialmente porque nem sequer está totalmente claro o que eles ganham com essa aquisição “, disse Jason Deane, analista da Quantum Economics:” Talvez eu precise de mais informações sobre os meandros disso e quais são os objetivos, mas minha reação inicial seria cautela e ceticismo”.

No final das contas, a questão principal é a transparência. E para uma exchange que parece não ter sede, isso é duas vezes mais importante.

Fonte: Decrypt

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.