News

Bitcoin e criptomoedas permanecem inabalados após Visa abandonar o mercado

por Rodrigo Camilo

09/01/2018 - 5:04 pm

A fornecedora bilionária de serviços financeiros e rede de cartões de crédito Visa terminou sua parceria com a Wave Crest, empresa de processamento de pagamentos de Gibraltar, consequentemente removendo seu suporte a cartões de débito para criptomoedas e bitcoin.

Todos os usuários afetados: TenX, Xapo, Coins.ph, Bitwala, BitPay, e CryptoPay

Todos as fornecedoras de serviços de cartões do débito cripto incluindo a TenX, a Xapo, a Coins.ph, a Bitwala, a BitPay, e a CryptoPay foram afetadas pelo término da parceria da Visa. As fornecedoras de serviços de cartões de débito cripto têm utilizado a Wave Crest em conjunto com a Visa para processar pagamentos de criptomoedas.

O fim da parceria entre a Visa e a Wave Crest levou ao encerramento abrupto de serviços de cartões de débito cripto fornecidos por muitas empresas no setor das criptomoedas.

“Podemos confirmar que a parceria entre a Wave Crest e a Visa está sendo encerrada devido ao descumprimento de nossas regras de operação. Em consequência disso, todos os programas de cartões Visa emitidos pela Wave Crest serão encerrados. Em um comunicado, a Visa disse: “O encerramento da parceria entre a Visa e a Wave Crest não afeta outros emissores de programas de cartões Visa, incluindo aqueles que usam fundos convertidos de criptomoedas.”

Leia mais: Bitcoin passa por fase negativa com preço abaixo dos $15,000 dólares

Empresas em busca de alternativas

Usuários da Xapo, da TenX, da BitWala, e da BitPay, que totalizam milhões, foram informados que não poderão mais utilizar seus cartões de débito cripto. A Xapo, responsável por uma das plataformas mais usadas de cartões de débito em bitcoins, informou seus usuários em um comunicado oficial que explorará novos métodos para reviver seu empreendimento de cartões de débito cripto.

No dia 5 de Janeiro, a chefe do setor de cartões de débito da Xapo, Anni Rautio, escreveu:

“No dia 4 de janeiro de 2018, a Wave Crest, emissora do programa de cartões da Xapo, foi instruída pela Visa a cancelar imediatamente todos seus programas Visa em operação. Em resultado disso, todos os cartões do programa de cartões da Xapo foram desativados.

Já estamos analisando várias soluções de cartões alternativas. Enquanto não estivermos prontos para anunciar qualquer coisa, a procura por possíveis novos emissores de cartões será o objetivo principal de nossa missão.”

Outros fornecedores de serviços de cartões de débito cripto emitiram comunicados parecidos e também tranquilizaram seus usuários ao dizer que procurarão novas maneiras de fornecer serviços de cartões de débito a seus usuários.

A equipe da Bitwala também disse:

“Após o anúncio de nosso emissor de cartões em nome da Visa da Europa, os cartões da Bitwala não estarão mais em operação a partir de hoje. Nossa equipe está realizando uma reunião de emergência para encontrar a melhor solução para os usuários do cartão e fará um anúncio em breve.”

Ação com pouco impacto

O inesperado encerramento da parceria entre a Visa e a Wave Crest não impactou em grande escala o setor e as empresas cripto, indo de encontro às expectativas de analistas. Com exceção da TenX, que opera uma criptomoeda própria que particularmente gira em torno do empreendimento de cartões de débito da empresa, o encerramento de serviços de cartões de débito cripto não teve um grande impacto no preço do bitcoin.

O recente fiasco entre a Wave Crest e a Visa demonstrou que a indústria do bitcoin não é dependente de uma única empresa ou fornecedora de serviços para manter em funcionamento sua base de usuários e base de atividades no mercado.

Fonte: CCN.com