Blockchain fazendo história! IBM está perto de fazer seu primeiro investimento na indústria

A IBM um dos mais renomados nomes na indústria de tecnologia ainda não colocou seu dinheiro em blockchains – mas isso pode estar prestes a mudar.

A gigante de tecnologia global, a IBM, está se preparando para assumir uma participação acionária em um processo de startup do setor. No que, sem dúvida, será uma vitória da indústria de blockchain, para a IBM Ventures, o investimento finalmente se torna mais atraente.

E com vários obstáculos removidos da estratégia da empresa de investimentos – incluindo, a necessidade de que as rodadas sejam da série B ou superior – a IBM Ventures tem os olhos sobre os candidatos.

Christoph Auer-Welsbach, um dos parceiros da empresa, afirmou:

“De uma perspectiva de tempo, o tempo já está certo”.

Auer-Welsbach passou a sugerir que as startups de blockchain que ele assistiu estão no gerenciamento da cadeia de suprimentos e nas verticais

Investir em blockchain

Em suma, um investimento em dinheiro em uma empresa blockchain é quadrado nas vistas da IBM Venture, mas há várias condições que agora precisam ser atendidas. Para iniciantes, espera-se que os investimentos da IBM ocorram dentro de 18 meses a cinco anos do vencimento da empresa – a adoção generalizada de seu produto – e, além disso, os investimentos são limitados aos fornecedores de produtos de empresa para empresa B2B.

Este último critério é uma das razões pelas quais a IBM esqueceu as aplicações de criptomoedas, disse Auer-Welsbach.

Ele disse que:

“A maioria das empresas no espaço está no campo de criptomoedas, que não vemos a partir de uma perspectiva B2B como o ângulo final para que possamos agregar valor”.

Além disso, a principal prioridade da IBM continua sendo a criação de massa crítica em torno de suas plataformas de blockchain (IBM Blockchain Platform e Hyperledger Fabric), e isso supera a geração de receita em qualquer investimento.

Leia mais: Tecnologia Blockchain tornam as Garantias Bancárias obsoletas

Para que uma empresa atraia a atenção de Auer-Welsbach, ela deve ter um modelo de negócios comprovado e repetidamente bem-sucedido, com múltiplos clientes, tornando-o mais adequado para os tipos de interação que criam um forte senso de comunidade em torno de uma plataforma.

Por exemplo, a IBM Ventures abriu recentemente seus cofres como investidor principal de uma rodada de US$ 15 milhões na Lightbend, uma plataforma open source para usuários da linguagem de aprendizado de máquinas Scala que já possui múltiplos clientes corporativos.

O começo

Mas, como não há muitas empresas de blockchain nesse nível, o Hyperledger Fabric continua a orgulhar e ser a alegria da IBM por cultivar seu trabalho com a indústria de blockchain.

Dentro da Hyperledger, grupos de empresas de mentalidade semelhante geralmente se desenvolvem em consórcios mais formalizados – como o esforço de digitalização do comércio global liderado pelo gigante marítimo Maersk e um esforço de segurança alimentar encabeçado pelo Walmart.

Em entrevista à CoinDesk, o gerente geral da unidade de blockchain da IBM, Marie Wieck, elaborou a noção de Auer-Welsbach de que a empresa quer desenvolver mais dessas comunidades.

Especificamente, a Wieck disse que o investimento interno da IBM na computação em nuvem poderia ser visto como a “camada de encanamento” dos ecossistemas de blockchain, enquanto que fora da IBM, conseguir investidores institucionais como o Boldstart VC para apoiar as empresas que criam soluções empresariais no Hyperledger Fabric é a chave de sua missão.

Em seu trabalho a Auer-Welsbach está atento aos serviços que podem ser implementados com apenas consultoria mínima e plataformas que podem ser ajustadas para novas indústrias com apenas alguns “pequenos ajustes aqui e ali”.

Ele concluiu:

“Esse é o momento em que eu diria que isso é realmente interessante para investirmos”.

Fonte: CoinDesk

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.