CEO da Ripple: China poderia manipular e abusar da blockchain do Bitcoin

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, reiterou as preocupações de que a China poderia usar o poder de mineração para controlar o Bitcoin.

Em uma entrevista recente na conferência DC Fintech Week deste ano, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, novamente expressou preocupação sobre a forte supremacia da China. Em sua opinião, a China tem o poder de controlar a blockchain do Bitcoin e explorá-la em seu proveito. Ele traz a perspectiva de um cenário bastante improvável, que já foi criticado pela comunidade em diversas ocasiões.

A China pode controlar o sistema financeiro do futuro

De acordo com Garlinghouse, o presidente chinês Xi Jingping teria apenas que perder um milhão de dólares em Bitcoin para dar ao Partido Comunista uma razão para manipular a blockchain do Bitcoin e obter mais benefícios:

“O que acontecerá se o Presidente Xi perder um milhão de dólares em Bitcoin? Você não acha que o Partido Comunista Chinês teria a oportunidade de fazer uma mudança na blockchain do bitcoin?.”

Embora isso pareça bastante improvável, o CEO da Ripple aponta para o fato óbvio de que a China controla entre 65% e 75% do hashrate mundial do Bitcoin. Teoricamente, a China poderia tirar vantagem dessa centralização da mineração e usar a blockchain do Bitcoin em seu próprio benefício:

“A mineração de bitcoins é de 65 a 75 por cento controlada pelos mineradores chineses, e acho que é difícil não pensar que o Partido Comunista Chinês não gostaria de controlá-lo.”

Já em agosto deste ano, o ex-cofundador da Ripple, Chris Larsen, havia criticado o atraso tecnológico dos Estados Unidos da América. A China já está testando o yuan digital em grandes partes do país e também realizou um airdrop para cidadãos selecionados para promover adaptação e aceitação.

Acima de tudo, a situação regulatória ainda pouco clara nos EUA está impedindo o progresso rápido e oportuno. Larsen então pediu que os políticos do país estabelecessem um roteiro claro para garantir a liderança dos EUA para um sistema financeiro justo do futuro e para a tecnologia blockchain:

“Assim como os EUA definiram políticas claras e consistentes que venceram a revolução da internet, eles devem fazer o mesmo com a tecnologia financeira e a blockchain.

A China está vencendo a batalha financeira da guerra fria tecnológica. Como resultado, é mais provável que a China dite partes importantes de um novo sistema financeiro global, uma perda desnecessária para a qual tínhamos todas as ferramentas para vencer.”

Fonte: CryptoNewsFlash

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.