News

6 cuidados fundamentais para Você operar com moedas digitais

por Juliana Roguim

03/10/2017 - 4:14 pm

Com o crescimento do mercado de moedas digitais e a constante valorização das principais moedas como o Bitcoin e Ethereum, surgiram um grande número de “empresas” e “profissionais” que se dizem traders especializados em criptomoedas e em sua negociação.

Basta acessar sites de compra e vendas como Mercado Livre e OLX e perceber a quantidade exorbitante de pessoas que prometem ganhos “inacreditáveis” com investimentos a partir de 20 ou 50 reais. Descrevem-se como “especialistas na compra e venda de todas as criptomoedas”, cujos conhecimentos adquiridos, possibilitam que saibam quais as moedas “potenciais para valorizar” e a hora certa de comprá-las ou vendê-las.

Numa análise mais próxima, é possível notar, que os mesmos, não possuem empresa constituída, reserva de capital, definição estratégica ou qualquer planejamento que possa trazer segurança àqueles que porventura venham a entregar seu dinheiro à tais “experts” do mercado de moedas digitais.

É por isso, que listamos 6 cuidados básicos antes de entrar no mercado de moedas digitais:

1. Aprenda antes de investir:

Mesmo que você não queira negociar diretamente, é fundamental que tenha noções básicas sobre o mercado, tais como, os termos utilizados e as melhores e mais seguras exchanges para comprar e vender, bem como as taxas e comissões praticadas. Isso ajudará a filtrar as informações fornecidas pelos profissionais que prestarão o serviço.

2. Conheça as qualificações

É fato que o mercado de criptomoedas ainda carece de materiais que embasem as premissas de compra e venda, dado a sua recente existência, no entanto, existem pessoas estudando e acompanhando o mercado diariamente.

Saiba onde são realizadas as negociações, quantos clientes já existem, qual é o capital/volume negociado.
Evite aqueles que se dizem aptos a negociar qualquer tipo de moeda, já que o universo de criptomoedas possui na atualidade mais de 1000 variações.

3. Como escolhemos o vencedor? Como evitamos o perdedor?

Observe que as criptomoedas tem enorme mercado e qualquer coisa pode aumentar ao longo do tempo. Além disso, não descarte a possibilidade de que possamos estar em uma bolha.

Faça estas perguntas antes de decidir investir em uma moeda:

Quais as referências da equipe? Você pode confiar na equipe o seu dinheiro? Você está prestes a deixar o seu dinheiro com pessoas que estiveram envolvidos em fraudes anteriores? Meu dinheiro pode estar sendo comercializado, mas a empresa me dá garantias financeiras caso haja alguma invasão ou roubo? Quanto tempo devo ficar nisso?

4. É um jogo de soma zero, saiba quando sair

Nem todos vão ganhar na negociação, uma vez que este é um jogo de soma zero (para todos os que beneficiam outra pessoa perde do outro lado). O mercado de criptomoedas conduzido por grandes baleias (pessoas que tem grandes aportes financeiros para comprar e vender).

Leia mais: O Bitcoin pode chegar a US$ 6.000 até o final do ano, dizem os especialistas

As baleias estão apenas aguardando pacientemente peixes inocentes como nós para cometer erros. Acompanhe diariamente o que acontece no mercado e saiba quando sair, defina em qual valor cotado você deve solicitar a sua venda.

5. Nunca invista tudo o que tem

Invista até 10% do seu patrimônio e gerencie o risco com sabedoria. Você nunca deve investir mais do que a pequena porcentagem do seu patrimônio em um mercado não líquido (risco muito alto) como o das criptomoedas.

6. Compre o boato, venda as novidades

Quando os principais sites de notícias publicam artigos, geralmente é exatamente o momento certo para entrar sair do negócio.

Tenha um motivo antes de entrar: comece somente quando você sabe por que você está começando e tem uma estratégia clara para depois.

Você fez um bom negócio, mas, como sempre, o momento em que você vendeu sua moeda, ela pode subir mais! Primeiro, conheça a Lei de Murphy e enquanto houver lucro – você está bem. Aguarde a próxima oportunidade e não se perca.

Deixe seu ego de lado. O objetivo aqui não é estar correto em seus negócios, mas para obter lucro. Não desperdice recursos (tempo e dinheiro) para tentar provar que você deveria ter entrado nesse investimento. Lembre-se, não há investidor que nunca perde, pelo menos às vezes. A equação é simples – obter os lucros totais acima das perdas totais.

É importante ressaltar que para realizar transações de compra ou venda de moedas digitais para terceiros, é necessário o registro como Administrador de Carteira de Valores Mobiliários compreende a gestão profissional de recursos ou valores subordinados ao regime da Lei 6.385/76, sendo pessoa física ou jurídica ou Analista de Investimentos com a certificação do Programa de Certificação Nacional (CNPI) através da A Instrução CVM 483, em vigor a partir de 1º de outubro de 2010. A inexistência dos mesmos torna qualquer transação ilegal, estando sujeito a multas e reclusão.