News

Diretor executivo da Kraken se desculpa por problemas em seu site enquanto exchanges lutam para atender à demanda

por Rodrigo Camilo

22/11/2017 - 10:41 pm

Como a criptomania varreu o mundo em 2017, o influxo de novos usuários tem causado lentidão nas principais exchanges. Desde quedas no servidor até a falta de suporte ao cliente, problemas recorrentes têm atormentado usuários, muitos dos quais levaram o assunto às redes sociais para expressar suas frustrações. Em um post do Reddit no dia 20 de novembro, o diretor executivo da Kraken, Jesse Powell, desculpou-se pelos problemas do site, no qual ele culpou “a demanda em tamanho recorde”.

Libertem a Kraken

Apesar de nenhuma exchange em bitcoin ser imune à críticas, comerciantes têm se irritado especialmente com o Kraken nos últimos meses. A exchange americana que se orgulha em ser a maior do mundo em negociações BTC/EUR, conta com uma média de volume total de $250 milhões dólares por dia. Colocando-a na lista das 10 maiores exchanges do mundo. Assim como muitas das outras exchanges nessa lista, Kraken tem lutado para manter o ritmo com a crescente demanda por criptomoedas.

Para toda as conversas de exchanges descentralizadas, trocas atômicas e negociação em P2P, as exchanges centralizadas ainda são responsáveis pela maior parte dos pontos de entrada e saída do bitcoin. Como consequência disso, os usuários estão em grande parte à sua mercê. Quando travamentos ocorrem, a frustração transborda, forçando equipes de suporte sobrecarregadas desistirem de responder reclamações acaloradas no Twitter, Telegram e em outros lugares.

Leia mais: $600 mil em Bitcoin Cash retirados de endereços do Segwit

Exchanges estão em capacidade máxima

Usuários da exchange da Coreia do Sul, Bithumb, recentemente ameaçaram processar a empresa após uma falha do servidor que lhes custou milhões de dólares. No entanto, a americana Coinbase tem conseguido 100.000 usuários novos por dia, e outras exchanges também relataram um crescimento explosivo. Em resposta a outro tópico do Reddit reclamando sobre situação atual da Kraken, Jesse Powell se juntou ao debate. Depois de admitir que a plataforma já viu “dias melhores”, ele prometeu um grande upgrade no início de dezembro.

Por que Kraken está tão lento? Powell cita o “Paradoxo de Jevons” – a noção de que quando o avanço tecnológico aumenta a demanda para um recurso, a sua taxa de consumo aumenta rapidamente devido à crescente demanda. Em outras palavras, o Bitcoin é uma vítima de seu próprio sucesso. E acrescentou:

Certamente não abandonamos a exchange e com certeza nos preocupamos com o desenvolvimento de melhorias. Tivemos um bom roteiro para construir nosso navio elegante que foi destruído pela recente explosão de crescimento. Ao invés de conseguirmos focar nossos esforços em nova plataforma, tivemos que dividi-los com o fechamento de vazamentos e o uso de extintores.

Uma coisa que o diretor executivo da Kraken é evidentemente orgulhoso é a segurança do site; ele se gabou de sua trajetória impecável que é “Infelizmente, mais do que pode ser dito para os outros”. Seus comentários chegaram no mesmo dia em que o Tether anunciou um hack de £30 milhões, além dos $72 milhões de dólares que a exchange de seu parceiro Bitfinex perdeu no ano passado. Kraken é uma das exchanges afetadas pelo incidente com o Tether, anunciando recentemente que está imobilizando negociações em USDT até que um hard fork seja implementado para remover os fundos roubados de circulação.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Powell conclui sugerindo que se pessoas desejarem ajudar a aliviar os problemas que a Kraken está passando, eles são mais do que bem vindos a candidatarem-se para uma das vagas de trabalho listadas em seu site. Há cerca de vinte vagas abertas na exchange de San Francisco, incluindo várias vagas de conformidade e suporte ao cliente. Clientes impacientes, ansiosos para acompanhar a febre do bitcoin, são forçados frequentemente a esperar em exchanges por muito tempo enquanto uma equipe de funcionários sobrecarregados processam solicitações acumuladas de KYC.

Apesar do aumento da liquidez e do tamanho do mercado de bitcoins, ele ainda é vulnerável a problemas relacionados ao exchange. O hack do Tether é apenas uma gota no oceano se comparado a capitalização de mercado de $137 bilhões de dólares do bitcoin, o que, consequentemente, fez a criptomoeda a cair para $8.000 antes de recuperar seu valor em seguida. Até que exchanges desenvolvam a infraestrutura e os recursos humanos para atender à demanda, atrasos, paralisações e suporte ao cliente irregular provavelmente continuarão a ocorrer.

Você acha que exchanges podem fazer mais para diminuir o congestionamento ou são inocentes? Comente na seção abaixo.

Fonte: Bitcoin.com