Estudo revela: é possível prever aumentos no valor do Bitcoin com a ferramenta de busca do Google

Um estudo recentemente publicado pelo National Bureau of Economic Research (NBER) sugere que a movimentação do mercado de criptomoedas – especialmente no que diz respeito ao Bitcoin –  depende do tipo de atenção que elas estão recebendo – diferente dos mercados financeiros tradicionais.

Leia mais: Startup permite que transações de Litecoin sejam feitas por meio do Telegram

Em contraste com outros ativos financeiros tradicionais, criptomoedas não se comportam ou respondem aos mesmos fatores mercantis que influenciam aqueles. Em vez disso, elas se movem juntamente com fatores específicos, segundo um relatório da organização sem fins lucrativos, publicado esta semana.

Estes fatores incluem atenção dos investidores e impulso do mercado, descritos como influências no impulso das criptomoedas durante as frequências diárias e semanais.

Os economistas da Universidade de Yale, Yukun Liu e Aleh Tsyvinski, autores do documento, sugerem que contrariamente à opinião pública, os mercados não enxergam as criptomoedas de forma semelhante às classes de ativos padrões.

Utilizando séries de dados sobre valores coletados durante períodos de tempo que abrangem vários anos, o documento comparou os retornos reais com os retornos projetados, utilizando um modelo de avaliação oriundo das finanças tradicionais conhecido como CAPM.

Leia mais: Binance exibe primeira demonstração de seu projeto de exchange descentralizada

finance market

Liu e Tsyvinski compararam os retornos das criptomoedas com os das moedas tradicionais, como euro, e metais, como ouro, além de fatores macroeconômicos, como crescimento no consumo.

Todos estes fatores resultam em descobertas estatisticamente insignificantes, sugerindo uma narrativa mais sólida em outras frentes, que Liu e Tsyvinski identificam como uma medida de retornos de um dia ou uma semana antes.

Essencialmente, o aumento no valor de um, três, cinco ou seis dias pode ser previsto com base no retorno de um dia, enquanto um retorno semanal pode prever a movimentação do mercado por até quatro semanas.

Notadamente, este estudo incorpora dados das atividades consumeristas em fóruns de pesquisa, como o Google, e redes sociais, como o Twitter. Foi descoberto que um padrão no aumento de pesquisas por palavras-chave, como “bitcoin”, pode ser utilizado para prever um pequeno aumento no valor do token durante as próximas semanas.

Em média, um único aumento padrão na palavra-chave pode levar a um aumento no valor de 2,75%, segundo o relatório.

De forma semelhante, um aumento padrão nos posts do Twitter resultou em um aumento de 2,5% no valor do Bitcoin.

Por outro lado, um aumento padrão do termo “bitcoin hack” indica um pequeno declínio no valor do Bitcoin.

Leia mais: Próxima parada em US$5800? Bitcoin e grandes criptos se recuperam, mas a tendência de baixa ainda é forte

Fonte: CoinDesk