News

Ethereum atinge maior alta em apenas 24 horas

por Rodrigo Camilo

14/12/2017 - 11:05 am

Pela primeira vez na história, o preço do Ethereum atingiu o valor de $752 dólares, um aumento de 20% em apenas 24 horas. O mercado americano é em grande parte responsável por este aumento.

Durante os últimos dias, o mercado americano foi responsável por quase 25 por cento das negociações globais em Ether. Em conjunto com o Bitfinex, a GDAX, mais importante exchange crypto da Coinbase, processou 23 por cento das negociações globais em Ether.

Atualmente, o volume de negócios diários do Ether está próximo dos $5 bilhões de dólares, cerca de quatro vezes mais do que o do Bitcoin Cash – terceira maior criptomoeda no mercado mundial, atrás apenas do bitcoin e do Ethereum.

O que está causando o aumento no Ethereum?

No começo da semana, o investidor bilhonário, Mike Novogratz, predisse que o preço do Ether triplicaria durante o ano de 2018. Em termos de atividades de desenvolvedores e de volume de transações, o Ethereum é a única rede pública do blockchain que pode competir com o bitcoin.

Na verdade, até o momento, o blockchain do Ethereum tem processado por dia mais transações do que todas as criptomoedas do mercado, incluindo o bitcoin. No total, são 820.000 transações diárias.

Aplicações descentralizadas como a CryptoKitties e a EtherDelta também demonstraram o potencial do Ethereum como o protocolo base para exchanges descentralizadas e plataformas digitais para negociações de ativos, o que vão além das finanças.

O sócio do A16Z e diretor executivo do Earn.com, Balaji Srinivasan, disse:

Por que a CryptoKitties é realmente importante? Porque é um dos primeiros exemplos daquilo que muitos têm falado por anos: negociações internacionais de recursos digitais sem atritos (não apenas dinheiro!) em um blockchain.

Até o momento, a CryptoKitties já processou o valor de $15 milhões de gatinhos digitais nos dois últimos meses e outros dapps como o EtherDelta já processaram também mais de 80.000 transações em uma base diária.

Leia mais: Credores do MT Gox apresentam petição para receber pagamentos em Bitcoin

Vitalik Buterin não se convenceu

Compartilhando um sentimento parecido com o de Charlie Lee (Criador do Litecoin e ex-executivo da Coinbase) o cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, questionou se a metade dos trilhões de dólares da valorização de mercado das criptomoedas pode ser justificada.

Buterin disse:

Então, a capitalização de mercado cripto acabou de atingir $500 bilhões hoje. Mas nós ganhamos com isso? Quantas pessoas sem banco conseguimos ajudar? Quantas pessoas conseguiram ter acesso a esse comércio resistente à censura? Quantas aplicações decentralizadas possuem uma utilidade significativa? É aceitável que cada usuário tenha um valor agregado baixo ao usar um blockchain, entretanto, você tem que compensá-lo em volume. Quanto valor é armazenado em contratos inteligentes que realmente fazem algo interessante? Quantos venezuelanos foram protegidos da hiperinflação? Quantos canais de micropagamentos realmente estão disponíveis hoje?

O Bitcoin, o Ethereum, e outras criptomoedas estão transformando o setor global de finanças e indústrias de multimilionárias rápidamente. No entanto, Buterin enfatizou que as criptomoedas, incluindo o Ethereum, não fizeram o suficiente para resolver os problemas mencionados na declaração acima. Pelo menos, não o suficiente para justificar a capitalização de $500 bilhões de dólares.

Nos últimos 3 anos, a capitalização de mercado cripto aumentou 200 vezes mais, mas definitivamente não sinto que o potencial cripto aumentou igualmente. Em alguns setores importantes (ex. pagamentos), a indústria regrediu, ” acrescentou Buterin.

Todavia, Buterin também observou que estas perguntas devem ser feitas à comunidade cripto para aumentar a atividade de desenvolvedores ao redor das maiores blockchains e colaborar na melhoria da infraestrutura de redes blockchain como a do Ethereum.

Fonte: Cryptocoinsnews.com