Goldman Sachs: nós esperamos quedas maiores no valor do Bitcoin

O banco de investimentos Goldman Sachs pode estar lançando uma mesa de operações de criptomoedas, mas isso não quer dizer que a empresa se tornará otimista em relação ao valor do Bitcoin.

Leia mais: CEO da Binance sobre relação da exchange com a Tether: “Sempre há preocupação”

Goldman Sachs faz previsão pessimista (ou realista?)

Ao escrever o relatório da empresa sobre o panorama econômico, costumeiramente feito no meio do ano, uma equipe de estrategistas em investimento da Goldman Sachs previu que, apesar de ter perdido mais de US$12 mil em valorização desde seu pico em dezembro, o valor do Bitcoin continuará sua trajetória rumo ao fundo.

bitcoin price aug3 2

“Nossa visão de que as criptomoedas não são capazes de reter valor em sua atual forma permanece intacta e, de fato, foi apoiada bem mais cedo do que imaginávamos,” afirmou a equipe de investimentos liderada por Sharmin Mossavar-Rahmani no relatório.

Eles acrescentaram:

“Nós esperamos mais declínios no futuro, tendo em vista nossa visão de que estas criptomoedas não preenchem nenhum dos três requisitos tradicionais de uma moeda: meio de troca, unidade de investimento ou reserva de valor.”

Leia mais: “Tron superará Ethereum após o lançamento da Virtual Machine”, afirma Justin Sun

Maior operador de bolsa de valores do mundo lança cripto mercado

Mossavar-Rahmani e sua equipe de analistas previram em janeiro que as criptomoedas não seriam capazes de manterem seus valores — o pico ou regiões próximas — a longo prazo.

Embora sejam pessimistas em relação ao Bitcoin e seus apoiadores, os analistas da Goldman Sachs desconsideraram as preocupações de que um colapso no mercado de criptomoedas afetaria outros mercados, argumentando que o Bitcoin e seus semelhantes recebem mais atenção da mídia do que seus valores merecem. Os analistas afirmaram:

“De forma importante, nós continuamos acreditando que tais declínios não impactarão negativamente na performance de ativos financeiros maiores, pois as criptomoedas representam apenas 0,3% do PIB mundial. De fato, nós acreditamos que elas captam mais atenção das mídias tradicionais e sociais do que realmente merecem.”

Contudo, notadamente, a visão pessimista da Goldman Sachs não é compartilhada pelos seus compatriotas de Wall Street. A Intercontinental Exchange (ICE), maior operadora do mercado de ações, revelou seu ambicioso plano de lançar uma nova companhia, cuja missão será transformar o Bitcoin em um ativo mainstream — talvez, conforme as palavras do CEO, Jeffrey Sprecher, na primeira moeda mundial.

Leia mais: Canaan revela primeira televisão capaz de minerar Bitcoin

Fonte: CCN