Altcoins

Kodak lançará criptomoeda para fotógrafos

por Rodrigo Camilo

09/01/2018 - 6:17 pm

Em busca de novos cenários

A empresa de tecnologia americana Kodak anunciou que lançará sua própria criptomoeda, com planos de apresentar uma oferta inicial de moedas (ICO) no fim de janeiro.

Em um anúncio oficial, a Kodak disse que as criptomoedas sustentariam “um banco de dados digital e encriptado de direitos de propriedade para fotógrafos.” A ideia é que fotógrafos possam usar o blockchain da Kodak para registrar obras, enquanto a “KODAKCoin” opera como um meio de troca na plataforma. De acordo com a empresa, usuários poderão receber pagamentos em criptomoedas, como também pagar por direitos.

O anúncio marca a primeira vez em que a Kodak demonstrou seu interesse na tecnologia. A empresa é mais conhecida por seus produtos relacionados a fotografia, todavia, após sua falência e subsequente reintrodução ao mercado em 2013, a empresa passou a concentrar-se mais ativamente em impressões e meios de armazenamento digital.

Leia mais: Bitcoin e criptomoedas permanecem inabalados após Visa abandonar o mercado

A solução para um problema irresolúvel

O diretor executivo da Kodak, Jeff Clarke, disse em um comunicado:

“Para muitos na indústria da tecnologia, “blockchain” e “criptomoedas” são termos populares, mas para fotógrafos que têm a muito tempo se esforçado para manter o controle sobre seu trabalho e como é usado, estes termos são essencias para resolver algo considerado sem solução. A Kodak sempre procurou democratizar a fotografia e tornar o licenciamento justo para artistas. Estas tecnologias dão à comunidade de fotógrafos uma maneira inovativa e fácil de fazer isso.

Até o momento, não se sabe quanto a Kodak pretende buscar através do ICO, mas a empresa disse que a venda de tokens estará aberta a investidores credenciados de um número de países, incluindo os Estados Unidos e o Canadá.

“Este ICO foi emitido em conformidade com as diretrizes da SEC como um token mobiliário sob a Regulamentação 506 (c) como oferta isenta,” disse a empresa.

Os dados de mercado sugerem que, no mínimo, a Kodak está recebendo lucros inesperados em consequência de seu anúncio. Até o momento da publicação, as ações do dia da Kodak subiram em aproximadamente 37 por cento, de um valor de abertura de $3.10 para $5.50, de acordo com dados da Google.

Fonte: Coindesk.com