News

Lançamento de contratos futuros causa aumento de 20% no preço do bitcoin

por Rodrigo Camilo

11/12/2017 - 11:25 am

O preço do bitcoin teve um aumento de 20 por cento durante a noite. Isto ocorreu devido ao lançamento da plataforma de negociação de contratos futuros do bitcoin pela CBOE (Chicago Board Options Exchange).

De acordo com o provedor de dados em criptomoedas CryptoCompare, o preço do bitcoin aumentou de $13.400 dólares para $16.315 dólares nas últimas 24 horas.

Fator importante: Contratos Futuros de Bitcoin

Contrário às opiniões de diversos analistas, os contratos futuros da CBOE, uma das maiores exchanges no mercado global de finanças, foram parte dos fatores responsáveis pelo recente aumento no preço do bitcoin. Com a entrada de bilhões e bilhões de dólares de dinheiro institucional no mercado dos bitcoins, muitos investidores esperam que o preço do bitcoin aumente ainda mais nos próximos meses.

Em uma entrevista à Business Insider, o chefe de desenvolvimento comercial Greg Dwyer, membro da BitMEX, uma das maiores exchanges cripto do mercado, disse que o preço do bitcoin poderá ultrapassar os $50.000 até o fim de 2018. Ele acredita que com o investimento de bilhões em dinheiro institucional, a valorização de mercado do bitcoin provavelmente alcançará o valor de trilhões de dólares a médio prazo.

Ao analisarmos a atual capitalização de mercado do bitcoin com o crescente valor próximo aos $300 bilhões, e com o investimento de mais dinheiro institucional, podemos ver a que capitalização de mercado pode chegar aos $500 bilhões, que poderiam – ou até mesmo $1 trilhão – que poderiam aumentar o atual preço do bitcoin de $15.000 para $20.000, $25.000, ou até $50.000 dólares,” disse Dwyer.

“Maior liquidez do mercado”

Além disso, Dwyer enfatizou que a disponibilização de contratos futuros por grandes exchanges, com a maior liquidez do mercado, como a CBOE, a CME, e a Nasdaq no primeiro trimestre de 2018, estabilizará ainda mais o mercado do bitcoin, permitindo que a moeda se torne um ativo importante.

Levando em conta o apoio da indústria financeira tradicional e de investidores através dos contratos futuros, a longo prazo, se o bitcoin conseguir manter sua taxa de crescimento atual, a criptomoeda irá competir contra ativos existentes como o ouro e penetrará uma indústria trilhonária no mercado bancário offshore.

Dwyer possui uma opinião semelhante ao estrategista de mercados globais do JPMorgan, Nikolaos Panigirtzoglou. Ele acrescentou:

Este é um grande investimento ao espaço digital de negociação de criptomoedas. Poderemos ver mais investimentos sendo feitos, e além disso, os contratos futuros ajudam a amortecer e reduzir a volatilidade do preço. Então, isso ajudará a estabilizar o bitcoin como uma classe de ativos. E basicamente reforçar sua utilidade como uma fonte de economia — como um método de transações econômicas.

Leia mais: Cofundador do Yahoo acredita no futuro do Bitcoin

O que vai acontecer depois?

A entrada em grande escala de investidores institucionais, de negociadores de varejo e de fundos de cobertura no mercado de bitcoins provocarão um efeito dominó em todas as principais exchanges nos maiores mercados da moeda. Com as instituições no setor tradicional de finanças se apressando para investir em bitcoins e fornecer serviços cripto, a demanda por bitcoins dentro de mercados como os EUA, Japão e Coreia do Sul aumentará rapidamente.

A CBOE já começou a demonstrar dificuldades em facilitar o rápido aumento da demanda por bitcoins na indústria tradicional de finanças. Hoje cedo, três horas após a disponibilização dos contratos futuros, o site da CBOE e sua plataforma de negociação online estiveram inacessíveis por várias horas.

Conforme salientado por Dwyer e importantes investidores como Max Keiser e Mike Novogratz, a curto prazo, o preço do bitcoin provavelmente chegará aos $20.000 dólares.

Fonte: Cryptocoinsnews.com