Litecoin Cash: outra saga no estilo Bitcoin/Bitcoin Cash?

Todos os olhos estão voltados para a Litecoin, em meio a um surto em seu valor que rivaliza com a recente recuperação do Bitcoin.

A criptomoeda de Charlie Lee, criada em 2011, escalou cerca de 30% nas últimas 24 horas, aumento ocasionado por diversas razões.

Segundo a CNBC, o CEO da Litepay, Kenneth Asare, anunciou que mais de 41 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, China e Alemanha, terão acesso ao seu sistema de pagamento.

Enquanto isso, a Coinbase anunciou o lançamento de sua plataforma de pagamento, que permitirá aos vendedores aceitar pagamentos em Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum e Litecoin.

Leia mais: Bitcoin ultrapassa o valor de $10.000 dólares em várias exchanges

fork é um golpe, segundo Charlie Lee

Outro fator que influenciou na elevação dos valores da Litecoin é o suposto fork a caminho, responsável pela criação do Litecoin Cash. Em uma situação que algumas pessoas estão relacionando com a saga Bitcoin/Bitcoin Cash, holders de Litecoin ouviram a promessa de que receberão 10 Litecoin Cash para cada Litecoin que tenham guardada.

O site da Litecoin Cash declara que a nova moeda, LCC, será governada pelo algorítimo SHA256, mesmo do Bitcoin, em vez do Scrypt que verifica as transações de Litecoin.

O site também está instigando os usuários a subirem a bordo – promovendo o uso do hardware ultrapassado uma vez utilizado para minerar Bitcoin, que será utilizado para minerar a LCC. O hard fork está previsto para o próximo domingo, dia 18 de fevereiro.

Conforme mostrado na imagem abaixo, a criptomoeda resultante do fork terá um suprimento dez vezes maior que o da Litecoin – estando os usuários aptos a reivindicar moedas em uma razão 10:1, além de poderem minera-las após isso.

Leia mais: Hackers exploram falha “Zero-day” do Telegram para minerar criptomoedas

Litecoin

A Litecoin Cash foi anunciada no dia 3 de fevereiro, não demorando para que o fundador da Litecoin, Charlie Lee, denunciasse a moeda.

https://twitter.com/SatoshiLite/status/960197866546282496

“Serviço de utilidade Pública: a equipe do Litecoin e eu não estamos criando um fork de Litecoin. Qualquer fork do qual vocês ouçam falar é um golpe, criado para confundir vocês. Não caiam nesses golpes e, definitivamente, não insiram suas senhas ou informações nesses sites. Tomem cuidado!”

Interessantemente, o site do Litecoin Cash alega estar agindo de boa fé com a comunidade cripto, ao utilizar o nome da moeda da qual farão o fork.

“Nós estamos usando o nome Litecoin Cash simplesmente porque se tornou costumeiro nos últimos meses que uma moeda adote como seu prefixo o nome do blockchain que recebe o fork. Esta prática se tornou uma convenção amplamente entendida. Nós não somos associados ou afiliados ao Charlie Lee ou qualquer equipe Litecoin; contudo, somos grandes fãs.”

Comunidade se junta ao coro

Lee não foi o único membro da comunidade a denunciar o fork.

Cypherpunk Jameson Lopp, através do Twitter, fez uma postagem que pareceu ser uma alfinetada a Roger Ver e sua posição em relação ao Bitcoin Cash, seguido de um tweet ressaltando o número absurdo de forks de Bitcoin tentando tirar vantagem do nome:

https://twitter.com/lopp/status/963916605729091584

Outra usuária do Twitter alertou sobre um possível golpe – ressaltando o fato de que os desenvolvedores da Litecoin não estão afiliados de forma alguma:

https://twitter.com/CryptosQueen/status/962207733134123008

“Eu direi isso só uma vez: LTC não terá um hard fork. Charlie Lee já declarou que a Litecoin Cash é um golpe. Não comprem LCC.”

Brian Haggerty apontou que o Litecoin Cash nem mesmo tem um white paper, pedindo encarecidamente que as pessoas protejam as senhas de suas wallets:

https://twitter.com/BHSpeaks/status/963117090222804992

“Litecoin Cash não tem white paper. E não insiram, eu repito. Não insiram suas senhas em sites para receber as moedas Litecoin Cash! Essa coisa toda parece absurda! A Litecoin está bem do jeito que está. Tomem MUITO cuidado, galera!”

Um fork para miners, supostamente

Uma das facetas mais interessantes do fork Litecoin Cash é, talvez, seu apoio ao hardware de mineração. Os criadores do Litecoin Cash parecem interessados em criar uma nova criptomoeda que permita aos proprietários de hardwares antigos de mineração de Bitcoin colocarem seus equipamentos de volta em uso.

A dificuldade de minerar Litecoin Cash será tratada pelo algorítimo DarkGravity V3, de Evan Duffield, utilizado na Dash, enquanto supostos novos blocos serão criados a cada dois minutos e meio – “quatro vezes maior que a bandwidth de transações do Bitcoin, enquanto as transações são 90% mais baratas do que as da Litecoin.”

Leia mais: Porque você não deve julgar uma moeda pela sua capitalização de mercado

Enquanto alguns holders de Litecoin estão felizes em ganhar um suprimento de novas criptomoedas, eles devem estar cientes de que suas Litecoins precisam estar em uma wallet localizada em um desktop, não apenas em uma exchange.

Apesar do Bitcoin Cash ter angariado o suporte de exchanges ao redor do mundo, não é provável que grandes exchanges tomarão parte nesse fork. O simples fato do fundador da Litecoin ter denunciado a moeda já é suficiente para impedir que as exchanges se movam nesta direção.

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin