Miners compraram mais de 3 milhões de GPUs no ano passado

Mais de 3 milhões de chips gráficos foram vendidos para mineradores de criptomoedas em 2017, com as vendas totalizando US$776 milhões, revelou um novo relatório. Segundo uma grande manufatureira, os preços das GPUs continuarão a aumentar em 2018, apesar das expectativas de demanda decrescente do setor de mineração.

Leia mais: Volume de transações de Bitcoin através de SegWit atinge sua marca mais alta

Aumento nos custos de mineração para reduzir a demanda

Mais de três milhoes de Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) foram vendidas para miners no ano passado, anunciou a Jon Peddie Research em seu último relatório. O valor total das vendas de chips gráficos chegou a US$776 milhões, segundo a empresa de pesquisas, que não espera por uma queda nos preços em um futuro próximo.

O estudo utilizou dados das três maiores fabricantes de GPU – AMD, Nvidia e Intel. Recentemente, a Advanced Micro Devices reconheceu a falta das placas Radeon no mercado, por conta do uso das mesmas em atividades de mineração. A companhia planeja aumentar a produção.

O maior competidor da AMD, Nvidia, admitiu que a demanda dos miners excedeu as expectativas durante o último trimestre de 2017. Em uma tentativa de garantir que gamers também possam adquirir sua cota de GPUs, a companhia solicitou que varejistas limitem o número de chips gráficos que podem ser comprados de uma só vez. Miners geralmente compram muitas das GPUs mais recentes, deixando as prateleiras vazias.

O CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, disse que a companhia está trabalhando para lidar com estes problemas de estoque baixo. Foi relatado que a Nvidia pode revelar um novo cartão “Turing” dedicado a mineração. GPUs são geralmente utilizadas para minerar altcoins como ethereum e monero, tendo em vista que minerar bitcoins demanda um hardware mais específico e potente.

O relatório também revela que carregamentos de GPU em Q4 cairam em 1,5% em relação ao trimestre anterior, que teve 4,8%, sendo o principal fator a diminuição de vendas para notebooks e desktops. Contudo, o indicador ainda está acima da média dos últimos 10 anos, que é de -3,40%. Enquanto Nvidia e Intel perderam respectivamente 6% e 2% de suas parcelas do mercado, a AMD exibiu um aumento de 8,1%.

Leia mais: Golpistas usam contas verificadas no Twitter para enganar donos de criptomoedas

Uma rig de mineração com 14 GPUs

Preços das GPU aumentarão este ano

Segundo o presidente da companhia de pesquisa:

“Gaming foi e continuará sendo o maior fator de vendas de GPUs, sendo aumentado pela demanda de miners de criptomoedas.”

O dr. Jon Peddie espera um decréscimo nesta última demanda, tendo em vista a queda das margens em razão dos crescentes custos, além do aumento dos valores das GPUs por conta do baixo estoque. Ele também disse que os gamers podem compensar estes custos minerando enquanto não estiverem jogando, mas os valores não diminuirão em um futuro próximo.

Nvidia também declarou que os valores de GPU continuarão aumentando em 2018. O mercado de hardware Massdrop alega que a manufatureira informou que os preços continuarão aumentando até o terceiro trimestre do ano.

A disponibilidade de memória para as unidades gráficas também é outro grande fator que pode influenciar o estoque e a variação dos preços. Faltas de memória RAM já foram relatadas. A AMD anunciou que trabalhará com os fornecedores para lidar com o déficit, tendo em vista que dois dos principais tipos de memória utilizados nos chips RX, GDDR5 e HBM2, estão com o estoque baixo.

Leia mais: Diretor da Bolsa de Valores suíça advoga sobre a criação de criptomoeda nacional

Fonte: Bitcoin.com

Edição: WeBitcoin