Nó da EOS oferece recompensas financeiras por votos e reacende debate sobre descentralização

Mais uma controvérsia envolvendo produtores de bloco da EOS

Outro aspecto do protocolo blockchain EOS levantou controvérsias esta semana, após um de seus 21 produtores de bloco aparecer para oferecer aos seus detentores recompensas financeiras por votarem.

Starteos, um dos nós oficiais que pode aprovar transações da EOS, afirmou em um post no Medium que, após delegar Starteos.io como proxy, você pode obter receita contínua e estável em EOS.

A empresa chinesa, que ainda precisa comentar sobre as alegações que implicam que ela vai contra os procedimentos descentralizados e democráticos advogados pela própria EOS, afirmou que o esquema é uma recompensa para os detentores de token.

A publicação informa:

“O inverno das criptomoedas chegou. Quanta fé você ainda tem? Agora, a Starteos ficará com vocês, nossos mais importantes e melhores amigos! E nós dividiremos os ganhos com vocês, enfrentaremos as dificuldades juntos.”

Após selecionar a Starteos como proxy, usuários podem escolher entre o modo de receita estável e o modo de receita aleatória, onde eles jogam em um caça-niqueis utilizando tokens para obterem receita em EOS.

A publicação acrescentou ainda informações sobre como os usuários podem votar como parte da produtora de blocos.

Webitcoin: Nó da EOS oferece recompensas financeiras por votos e reacende debate sobre descentralização

Conforme ressaltou a Finance Magnates hoje, pagar usuários para fortalecerem um nó pode constituir uma forte centralização da EOS, uma das redes blockchain de maior valor do mundo.

Diversos participantes do ecossistema já se envolveram em controvérsias, a mais recente envolvendo moderadores, um dos quais reverteu transações de uma conta supostamente vítima de phishing, tendo os nós confirmado a reversão.

O criador da rede, Daniel Larimer, que em outubro afirmou que a descentralização não é o objetivo da EOS, revelou na semana passada seus planos de dar vida a um novo token focado em moedas.

“As pessoas mais ligadas às criptos irão odiá-lo,” comentou Larimer ao falar sobre o token nas redes sociais.

A EOS permanece sendo a blockchain que tem o maior número de transações diárias, apesar do declínio no valor do token. Enquanto esta matéria é redigida, a EOS está cotada a US$2,83, uma queda de mais de 14% de uma semana a outra, com uma capitalização total de mercado em US$2,6 bilhões.

Fonte: The Cointelegraph