Nova Zelândia legaliza pagamento de salários em criptomoedas

Decisão entra em vigor já no dia 01 de setembro

A Nova Zelândia se tornará no mês que vem o primeiro país do mundo a possibilitar o pagamento de salários através de moedas digitais. A proposta aprovada pelo governo neozelandês inclui também a possibilidade de pagamentos de bônus por esta modalidade.

A medida aprovada pelo arquipélago, famoso por ocupar a privilegiada lista dos 05 países com maiores índices de liberdade econômica do mundo, foi editada em 07 de agosto contemplando regras para que empresas que optem por pagar seus funcionários em moedas digitais consigam declarar impostos da mesma maneira como já vem sendo feito pela modalidade tradicional.

auckland
Centro da cidade de Auckland, Nova Zelândia – Imagem de RudiHofer

A contrapartida do governo

A única exigência do governo neozelandês, liderado pela jovem primeira-ministra Jacinda Ardern, do partido trabalhista, é que a criptomoeda acordada como meio de pagamento entre empregadores e empregados tenha liquidez suficiente para ser convertida instantaneamente em dólar neozelandês.

Essa novidade promete aquecer ainda mais o mercado de criptomoedas da região e servir como inspiração para outros países.

Foto de William Vianna
Foto de William Vianna O autor:

Engenheiro de Telecomunicações e Data Scientist, atua como Management Consultant na Austrália, onde reside e respira ares de novas tecnologias.