News

O fechamento do Segwit2x e suas consequências

por Rodrigo Camilo

09/11/2017 - 12:34 pm

Em menos de oito dias, os envolvidos no mercado de Bitcoins estavam prontos para o fork planejado para o Segwit2x que foi cancelado ontem. Agora os apoiadores da criptomoeda estão em toda parte expressando suas opiniões sobre a plano do Segwit2x, e sobre a decisão dos responsáveis em desistir do hard fork.

Segwit2x: Fracasso em construir um consenso

Tudo começou em maio quando a empresa de capital de risco, “Digital Currency Group,” anunciou o plano do Segwit2x, plano que ativaria o Segwit (Segregated Witness), a ser seguido três meses mais tarde com um aumento de 2MB do tamanho do bloco. O Segwit foi ativado em agosto por um grande número de mineradores, mas após a execução, o hard fork de 2MB se tornou ‘controverso.’

Até dois dias atrás, de acordo com o desenvolvedor principal do Segwit2x, Jeff Garzik, o projeto estava a “todo vapor.” Entretanto, no dia 8 de novembro, uma lista de desenvolvedores envolvidos no projeto, com Mike Belshe (Bitgo), Wences Casares (Xapo), Jihan Wu (Bitmain), Peter Smith (Blockchain) e Erik Voorhees (Shapeshift) revelou que a equipe não conseguiu “entrar em um consenso.”

Redes Sociais e fóruns focados em tecnologia Cripto explodiram

Imediatamente após o anúncio, redes sociais e fóruns focados em bitcoin explodiram com opiniões sobre o cancelamento do Segwit2x. A página principal do fórum do Reddit /r/bitcoin ficou lotada com tweets de membros do bitcoin como Charlie Shrem, Francis Pouliot, Jameson Lopp, e outros. Por exemplo, um dos posts destaca os comentários do desenvolvedor do bitcoin Peter Todd, no qual ele menciona os seis signatários deixados no e-mail do anúncio:

Caso você queria saber para quem você deve enviar a conta dos milhões de dólares desperdiçados nesta bagunça.

 

No outro lado deste debate, os apoiadores do bitcoin cash (BCH) que utilizam o fórum do Reddit /r/btc apresentaram um ponto de vista diferente da situação. Muitos deles viram o ocorrido como o momento perfeito para o BCH brilhar, e também para apoiadores do Segwit2x saberem que os blocos grandes já foram instalados lá. Outros pensaram que o Segwit2x era apenas um esquema para implementar o Segwit. Além disso, o pool de mineração chinês Viabtc parou imediatamente de sinalizar “NYA” em seu bloco de dados coinbase e em vez disso escreveu em “bitcoin cash.”

Leia mais: SegWit2x é cancelado e Bitcoin bate novo recorde

Filosofia de design diferente

Jihan Wu

Erik Voorhees e Wences Casares anunciaram pelo Twitter que o Segwit2x foi cancelado, mas a maioria dos signatários não falou a respeito do ocorrido. Entretanto, Jihan Wu do Bitmain apresentou uma opinião interessante sobre a diferença entre o bitcoin e o bitcoin cash após o fiasco do cancelamento do Segwit2x.

“BTC tem uma filosofia de design diferente do BCH,” explica Jihan Wu pelo Twitter.

“Ambas as moedas podem coexistir e ser usadas por diferentes grupos de pessoas em maneiras diferentes.”

Bitpay pede que mineradores parem o fork, enquanto um indivíduo alega que alguns mineradores ainda pretendem dar continuidade ao mesmo

No mesmo dia, o diretor executivo do Bitpay, Stephen Pair, também escreveu uma mensagem aos mineradores pedindo que cancelem o fork. Pair diz que se os mineradores prosseguirem com o aumento de 2MB no bloco 494784, eles “destruiriam o blockchain do Bitcoin.”

“Os danos poderiam ir muito além do Bitcoin – A indústria inteira do blockchain poderia sofrer em consequência disso,” explica Pair.

Após meses de argumentos intensos, ofensas, e guerras de software – O Segwit2x aparentemente fechou suas portas, apesar de alguns acharem difícil acreditar que tudo acabou. Além disso, um desenvolvedor na lista de envolvidos do Segwit2x explica o porquê alguns mineradores ainda desejam dar continuidade ao plano do Segwit2x.

“Iremos dar continuidade ao fork apesar de tudo que está acontecendo. Ultrapassar as dificuldades agora é uma estratégia,” explica o desenvolvedor do Bitpico.

“Sabe por qual razão 30% do hashrate da rede desapareceu? Ele é nosso; os mineradores continuarão o que está em andamento – Um grupo de pessoas não pode parar o que eles nem mesmo têm controle sobre.”

Se a declaração do desenvolvedor é verdadeira ou não, é algo não confirmado, e por hora, a maioria das pessoas acreditam que o show acabou, mas que as consequências só estão começando.

O que você acha sobre o cancelamento do Segwit2x? Diga-nos nos comentários!

Fonte: Bitcoin.com