Construído com o IOTA Tangle, dois estudantes que trabalham com a NXP Semiconductors obtiveram o segundo lugar no Porsche Innovation Contest. O projeto, chamado FAPSY, superou mais de cem outras entradas de equipes empresariais ao redor do mundo para conquistar o segundo lugar no primeiro Concurso de Inovação da empresa automotiva.

O Projeto FAPSY

A equipe que está por trás do surpreendente projeto desenvolveu um protótipo para um sistema onde os veículos podem, de forma autônoma, pagar pelo abastecimento. “Queríamos que a nossa tecnologia permitisse aos motoristas da Porsche deixar seu automóvel pagar de forma autônoma para reabastecimento e, portanto, permitir um processo de reabastecimento e pagamento mais rápido e eficiente”, explicou Noah Winneberger, membro da equipe da FAPSY. Isso significa que um motorista pode se aproximar de uma estação de abastecimento de combustível, preencher e estar a caminho sem a interrupção do processamento de pagamento. Noah disse à CCN: “O objetivo do projeto era permitir que qualquer veículo pagasse autonomamente pelo reabastecimento. Foi vital criar um ambiente que nos oferecesse segurança, mantendo um tempo de validação extremamente rápido “.

As ferramentas certas para o trabalho

A equipe da FAPSY teve uma abordagem inovadora para integrar a blockchain com a tecnologia automotiva, mas exigiu uma rede de pagamentos e uma rede de autenticação, ambas necessárias para operar na velocidade da luz. A empresa conhecida por sua tecnologia de semicondutores e internet das coisas também desenvolveu a V2X, uma rede de autenticação que, quando introduzida no projeto, “permitiu à FAPSY combinar ambas as tecnologias e desenvolver seu primeiro protótipo. A FAPSY conseguiu integrar o nosso V2X de última geração com a mais inovadora tecnologia blockchain em hardware NXP com grande sucesso “, de acordo com a Lars Reger, CTO of Automotive at NXP.

Com a validação processada através do V2X, a FAPSY voltou-se para a IOTA para lidar com o processamento de pagamentos. O Emaranhado da IOTA, com a sua capacidade de lidar com volumes de transações incrivelmente elevados e ainda por determinar o limite de escala, provou ser o melhor protocolo para o trabalho. Com o foco IoT do Tangle, a rede foi capaz de suportar os dispositivos no protótipo da FAPSY, permitindo que o ecossistema de pagamento autônomo funcione.

Veículos verdadeiramente inteligentes

Com um protótipo de trabalho nos livros, a FAPSY busca continuar a promover melhorias no mundo das atividades de veículos autônomos. À medida que os avanços na visão de máquina deixam a auto-condução de carros mais próximos da realidade, uma tecnologia que permite que os veículos lidem com outras tarefas se tornará cada vez mais valiosa.

“Estamos muito orgulhosos de ter apoiado a equipe durante suas primeiras etapas de desenvolvimento e estamos ansiosos para descobrir até que ponto a tecnologia da FAPSY pode ir.” -Lars Reger

Como descreveu a Noah, o objetivo final da FAPSY era desenvolver um sistema onde qualquer veículo pudesse, automaticamente e de forma autônoma, pagar por qualquer serviço alavancando a comunicação segura do V2X e o Emaranhado da IOTA. Imagine se o seu carro pode automaticamente pagar pelo jantar encomendado a um restaurante ou a uma lavagem de carro. Graças ao predomínio de veículos na vida moderna, essa tecnologia promete ser uma virada de jogo.

Fonte: Cryptocoinsnews