Altcoins

Por que mineradoras estão minerando Bitcoin Cash – e perdendo dinheiro com isso

por Bia Couto

30/08/2017 - 12:18 pm

Jimmy Song é um Bitcoin Developer e um dos responsáveis da tecnologia blockchain na startup Paxos.

Song discute padrões de mineração de bitcoin cash na blockchain, teorizando sobre o que eles podem indicar sobre os incentivos que impulsionam a nova cryptocurrency.

Durante o fim de semana, o bitcoin cash passou por uma mudança técnica significativa.

Após os acontecimentos do fork que acarretaram na divisão do bitcoin (em bitcoin e bitcoin cash) as mineradoras começaram a perceber o quão mais complexo é minerar bitcoin cash, algo em torno de 300% mais que o bitcoin.

Isso, por sua vez, fez com que a rentabilidade da moeda diminuísse drasticamente. Muitos deixaram de minerá-la, e por cerca de 10 horas apenas alguns blocos foram encontrados.

Como resultado, ajustes de dificuldade de emergência (um mecanismo técnico exclusivo para o dinheiro da bitcoin) foram iniciados, incentivando a retomada da mineração.

O que é interessante, no entanto, é que na época, o bitcoin cash ainda era menos rentável do que o bitcoin em cerca de 20%. Ainda assim, muitas mineradoras, incluindo aquelas que utilizam Pools como BTC.Top, ViaBTC e AntPool, continuaram a empregar esforços de seus equipamentos à blockchain.

Isso significa que essas mineradoras provavelmente perderam o lucro que poderiam ter obtido se estivessem minerando apenas o bitcoin. Então por que continuar minerando bitcoin cash?

Esta não é uma pergunta fácil de responder e minha análise aqui é especulativa. Mas, aqui estão algumas possibilidades:

Mineradoras comprometidas com o Fork

As mineradoras podem estar interessadas em manter essa nova operação funcionando, já que elas podem ter acumulado uma relevante quantia de bitcoin cash.

Com esse pensamento, elas acreditam que blocos lentos irão resultar no aumento da oferta e por isso o interesse em manter a rede funcionando.

O argumento contra isso é que durante a janela de 10 horas após o ajuste de dificuldade, ainda houve a debandada de diversas mineradoras. Se os blocos consistentes fossem a maior preocupação, deveria ter havido uma procura maior durante esse intervalo.

Mineradoras acreditam no aumento do preço

As mineradoras podem acreditar que o preço do bitcoin cash aumentará em um futuro próximo justificando a mineração. Um aumento de 30 a 40 por cento no preço em relação ao bitcoin, certamente tornaria sua mineração rentável e seria esse o momento aguardado para a venda.

Essas mineradoras podem ter informações privilegiadas sobre um grande pedido de compra ou podem estar apenas esperando por flutuações maiores do preço do bitcoin cash.

Mineradoras estão recebendo subsídios

Outra teoria é que pode haver apoiadores de bitcoin cash que estão subsidiando a mineração de alguma forma nos bastidores.

Isso pode ser como um mercado de balcão para o bitcoin cash, onde os compradores estão pagando um preço maior do que as bolsas para incentivar a mineração. Se eventualmente houvesse um aumento da demanda, as mineradoras seriam as únicas preparadas para atendê-la.

Conclusão

Existem mais perguntas do que respostas.

Nós realmente não sabemos por que as mineradoras estão minerando também o bitcoin cash ao invés de apenas o bitcoin. Mas sabemos que, no mínimo, eles não estão ganhando tanto dinheiro quanto podem, e isso significa que essas mineradoras estão pagando algum custo de oportunidade para minerar o bitcoin cash.

Fonte: CoinDesk