Quais as possibilidades do Bitcoin se tornar a criptomoeda nacional dos EUA?

Conforme relatado ao longo da semana, a MicroStrategy, uma empresa com sede nos EUA que fornece inteligência de negócios, software móvel e serviços baseados em nuvem, obteve uma quantidade generosa de Bitcoin. Por diversos motivos, inclusive para se proteger da inflação iminente da maré e, mais curiosamente, aproveitando o que a empresa acredita ser o nicho mais autêntico em armazenamento de valor, mesmo contra o ouro, que tem sido um favorito do setor nas últimas décadas.

Bitcoin como moeda nacional: quais são as possibilidades?

Jason Williams, o cofundador da Morgan Creek Digital, afirma que os EUA pode se tornar o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda nacional.

https://twitter.com/GoingParabolic/status/1306355010964520960?s=20

“Os Estados Unidos serão o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda nacional.”

Até o momento, nenhum país do mundo tornou o Bitcoin uma moeda nacional, e os Estados Unidos, como todos os outros, ainda estão nos estágios iniciais de endurecimento das diretrizes regulatórias favoráveis. Mas os dois caminhos alternativos pelos quais o Bitcoin pode se tornar mais dominante do que já é, e se colocar em movimento para se tornar a moeda do país, é por meio da adoção externa de investidores institucionais e empresas líderes de tecnologia tradicionais.

A transição do ouro para o Bitcoin é necessária e já está em andamento

O Bitcoin como melhor reserva de valor está cada vez mais consolidado. Em 2019, os investidores dobraram antes do ano seguinte e, desde então, houve mais investidores movendo dinheiro para seus ativos portos-seguros mais confiáveis do que jamais vimos.

Preparando-se para a recessão econômica percebida, os investidores correram para bloquear seus ativos na forma mais segura de armazenamento. Lembre-se de que isso começou durante a fase inicial da rigidez política entre os Estados Unidos e o governo chinês, muito antes da pandemia atingir globalmente . O USD também tem estado em seu ponto mais fraco com as eleições presidenciais dos Estados Unidos, entre outros fatores rudimentares que agravaram os temores dos investidores. A maioria dos investidores americanos, naturalmente, buscava ouro, prata e ativos no mercado de ações.

A impressão repetida de dólares para ajudar o estímulo, os investidores combateram a inflação iminente garantindo ativos tangíveis e o valor das moedas digitais começou a explodir. Mas o desempenho acumulado do ano até o momento do Bitcoin em relação ao ouro, mesmo com o último detendo o título como um ativo incomparável, foi impressionante. Bitcoin sendo a criptomoeda dominante teve um desempenho imbatível de 64%, enquanto o ouro atingiu o pico de 28% e a prata, um pouco mais alto com 49%.

A curva tradicional de aquisição de ouro entre os investidores está se achatando e os investidores experientes estão se voltando para o Bitcoin. Isso é retratado no caso do gestor de fundos de hedge americano Paul Tudor. O macro investidor bilionário revelou que considerou várias apostas em ativos como ouro, ações, commodities e títulos do tesouro antes de perceber que havia um “papel crescente para o Bitcoin”. Essa percepção atraiu empresas como a MicroStrategy, cujos principais membros estão reiterando que suas volumosas reservas de Bitcoin não devem ser vendidas. Instituições centradas em criptografia, como a escala de cinza, também viram um aumento em novos investimentos.

O resultado final

A volatilidade contida é um dos resultados finais. Como os investidores compram Bitcoin em grandes quantidades, a volatilidade diminui e a venda de Bitcoin para evitar uma redução no valor é abordada, até certo ponto. O Bitcoin poderia então ser considerado um ativo mais confiável do que já é. Mas mesmo com essa estabilidade, o Bitcoin precisa passar por muitos outros estágios externos para fazer o corte.

O Bitcoin como moeda nacional, em qualquer lugar do mundo, é uma possibilidade futura. Mas no ritmo da nação, a criptomoeda já teria superado muito antes que as políticas centralizadas fossem enfraquecidas. Sem a adoção nacional, o Bitcoin ainda é inerentemente valioso.

Fonte: ZyCrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.