News

Rússia regulamentará Bitcoin com controle sobre fornecimento e mineração

por Juliana Roguim

17/10/2017 - 12:21 pm

Rússia de Putin irá regulamentar Bitcoin com controle sobre fornecimento e mineração

Após um encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin e funcionários financeiros, os reguladores decidiram regulamentar oficialmente a mineração e o fornecimento de criptomoedas como o bitcoin.

O ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, revelou detalhes da reunião da semana passada sobre criptomoedas e tecnologias financeiras (FinTech) entre Putin e os principais reguladores e autoridades financeiras russas.

TASS

O encontro com o presidente também contou com a presença da governadora do banco central, Elvira Nabiullina, da vice-governadora Olga Skorobogatova, do assessor presidencial Andrei Belousov e do presidente russo FinTech Qiwi, Sergei Solonin.

“O presidente expressou as questões relacionadas a criptomoedas”, afirma a agência de notícias russa TASS, Siluanov, com preocupações relacionadas especificamente com a legislação contra a lavagem de dinheiro e a identificação KYC (saber quem é o cliente).

Siluanov declarou:

É por isso que concordamos que o estado deve controlar o processo de emissão de criptomoedas e sua circulação. O estado deve assumir o controle sobre ele.

O ministro revelou ainda discussões para esse fim na elaboração e adoção de projetos de lei que regulamenta a mineração e a circulação de criptomoedas no país.

“Não vou falar sobre parâmetros específicos agora, mas, em geral, concordamos que o estado deve liderar esse processo e regulá-lo no nível legislativo”, acrescentou o ministro das Finanças.

De acordo com o vice-ministro das Finanças da Rússia, Alexei Moiseev, um funcionário que liderou o esforço autoritário para proibir o bitcoin na Rússia a partir de 2015, Putin apoiou a posição do Ministério das Finanças em criptomoedas.

Moiseev afirmou em citações relatadas por TASS:

Os conceitos que promovemos foram geralmente aceitos. Dizemos que são necessárias restrições nas compras e vendas, contas, tributação dos mineradores e assim por diante.

O Ministério das Finanças da Rússia propôs polêmicas frases de prisão até 7 anos para adotantes de bitcoins e mineiradores no início de 2016 com a sua infame lei de proibição de bitcoin. O projeto de lei nunca aconteceu.

Limitando as compras de moeda digital

Moiseev também disse aos jornalistas que o Ministério das Finanças está propondo limites para as compras individuais de criptomoedas por indivíduos. Legislador russo e chefe do comitê de mercados financeiros no Parlamento russo, Anatoly Aksakov propôs o projeto de lei regulatório para conter um limite máximo de 100.000 rublos (aproximadamente $ 1.750) com um valor de 600.000 rublos (US $ 10.370) também em consideração.

Moiseev afirmou:

Sim, existe uma tal ideia, nós a apoiamos. Devemos discutir os montantes. Devemos olhar para a prática internacional.

Segundo o ministro das Finanças, Siluanov, o projeto de lei para regular as criptomoedas na Rússia “estará pronto” até o final do ano. A lei entrará na Duma do Estado – o estado inferior do Parlamento russo pelo devido processo antes de ser publicado como lei.

A Rússia junta-se à China, ao Japão e à Austrália entre outras nações ao fazer movimentos regulatórios notáveis para o espaço de criptomoedas este ano. Enquanto as autoridades russas elaboram detalhes sobre a próxima lei regulatória, Putin também ordenou que os funcionários financeiros explorassem e, em última instância, emitam a criptomoeda estatal.

Fonte: Cryptocoins News