O site de notícias estadunidense Salon está oferecendo a seus visitantes a bizarra opção de desabilitar os bloqueadores de anúncios, ou permitir ao site o acesso ao “poder de computação não utilizado” do visitante, uma maneira velada de pedir aos usuários que permitam que o Salon minere criptomoedas utilizando seus computadores.

Salon faz o pedido aos seus usuários como um pedido de suporte à companhia, afirmando em um pop-up no site “nós dependemos dos anúncios para manter o conteúdo gratuito para você”. O site também informa aos seus visitantes que eles podem optar em deixar o Salon utilizar sem poder de processamento não utilizado, afirmando que tal poder pode ser utilizado para diversos fins humanitários e em projetos científicos, de tecnologia blockchain para análise de sinais, até o espaço para ver se extraterrestres estão tentando fazer contato.

Leia mais: Códigos falhos causam a perda de $500 milhões em criptomoedas em um ano

Quando alguém abre a página Salon.com com um bloqueador de anúncios, a seguinte mensagem aparecerá:

Screen Shot

Clicando em “saber mais” na opção de “Suprimir Anúncios Beta”, o Salon começa a responder as perguntas de seus usuários, começando com uma explicação aprofundada sobre como a receita tem estado em queda na indústria do jornalismo.

Caso um usuário escolha a opção mencionada acima, seu poder de processamento sem uso será utilizado pelo Salon para realizar cálculos, um processo descrito na publicação como sendo semelhante a “pegar emprestada uma calculadora por alguns minutos para descobrir a resposta de alguns problemas matemáticos, sendo a mesma devolvida quando o visitante deixa o site”. Essa frase possui um hyperlink para um artigo do Salon sobre a tecnologia por trás da mineração de Bitcoin, embora em nenhum lugar sejam mencionadas as palavras “Bitcoin” ou “mineração”.

O Salon menciona que seu projeto usa o computador de seus visitantes para auxiliar a evolução e crescimento da tecnologia blockchain e das criptomoedas, sem mencionar mineração, sendo aparentemente isso que a companhia está fazendo.

Leia mais: GMO Internet planeja lançamento de cloud mining de Bitcoin e Bitcoin Cash para agosto

A descrição do Salon sobre suprimir anúncios assegura aos visitantes que é perfeitamente normal que o computador ative seus coolers enquanto o site utiliza seu poder de processamento.

O jornalista Ian Miles Cheong escreveu hoje em seu Twitter que o Salon está utilizando Coinhive, um script criado para minerar a altcoin Monero, vendido para companhias como uma forma alternativa de lucrar com anúncios.

“Salon está instalando CoinHive em seu computador, sem te explicar que seu dispositivo está sendo utilizado para minerar bitcoin.”

Embora a sessão de “perguntas mais frequentes” do site não mencione a Coinhive, o Financial Times escreveu hoje que um pop-up diferente do Salon sobre o mesmo processo traz consigo em sua parte inferior a frase “um oferecimento Coinhive“. Coinhive foi utilizado anteriormente como uma alternativa de anúncios pelos sites Showtime e The Pirate Bay sem, contudo, conter um pop-up como fez o site Salon.

Após o Showtime revelar que estava utilizando o script Coinhive até mesmo nos computadores dos visitantes que possuíam bloqueadores de anúncios, a Coinhive escreveu em seu site que estavam “tristes” em saber que seu script estava sendo utilizado sem a devida explicação, afirmando ainda que a utilização do Coinhive para mineração deveria ser consentida.

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin