10 aplicativos blockchain que você não conhecia

Os aplicativos blockchain vão muito além da criptomoeda e do bitcoin.

Com sua capacidade de criar mais transparência e justiça, ao mesmo tempo em que economiza tempo e dinheiro para as empresas, a tecnologia está impactando uma variedade de setores de maneiras que vão desde a forma como os contratos são cumpridos até fazer com que o governo trabalhe com mais eficiência.

Separei 10 exemplos de casos de uso de blockchain do mundo real para essa tecnologia pragmática, porém revolucionária.

Contratos Inteligentes

Contratos inteligentes ou smart contracts como alguns conhecem, são como contratos regulares, exceto que as regras do contrato são aplicadas em tempo real em um blockchain, o que elimina o intermediário e adiciona níveis de responsabilidade para todas as partes envolvidas de uma forma que não é possível com os acordos tradicionais. Isso economiza tempo e dinheiro para as empresas, ao mesmo tempo que garante a conformidade de todos os envolvidos.

Os contratos baseados em blockchain estão se tornando cada vez mais populares à medida que setores como governo, saúde e setor imobiliário descobrem os benefícios. Confira a lista a seguir:

  • Mediachain:

Aplicativo da indústria da música, teve origem em Nova York, Mediachain usa contratos inteligentes para conseguir o dinheiro que os músicos merecem. Ao firmar um contrato descentralizado e transparente, os artistas podem concordar com royalties mais altos e receber o pagamento integral e dentro do prazo. O gigante de streaming Spotify adquiriu a Mediachain em abril de 2017.

 

  • Propy:

Aplicativo do setor imobiliário, teve origem em Palo Alto na Califórnia, Propy é um mercado imobiliário global com um sistema de registro de títulos descentralizado. O mercado online usa blockchain para tornar a emissão de títulos instantânea e até oferece propriedades que podem ser compradas usando criptomoeda.

  • Burstiq:

Aplicativo do setor da saúde, teve origem em Denver no Colorado, os contratos de blockchain de big data da BurstIQ ajudam pacientes e médicos a transferir com segurança informações médicas confidenciais. Os contratos inteligentes estabelecem os parâmetros de quais dados podem ser compartilhados e até exibem detalhes de planos de saúde personalizados para cada paciente.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é sem dúvidas o “queridinho” das empresas que visam aumentar seu campo de visão em termos de evolução tecnológica.

A IoT tem milhões de aplicativos e muitas questões de segurança, e um aumento nos produtos IoT significa melhores chances para os hackers roubarem seus dados em tudo, desde um Amazon Alexa a um termostato inteligente, e é exatamente aí que entra a bockchain. A IoT infundida por Blockchain adiciona um nível mais alto de segurança para evitar violações de dados, utilizando transparência e incorruptibilidade virtual da tecnologia para manter as coisas “inteligentes”.

  • Hypr:

Aplicativo da indústria de cybersegurança, teve origem em Nova York, HYPR impede os riscos de segurança cibernética em dispositivos IoT com suas soluções de credenciais descentralizadas. Tirando as senhas de um servidor centralizado e usando soluções biométricas e sem senha, a empresa torna os dispositivos IoT virtualmente impossíveis de hackear.

  • Xage Security:

Aplicativo da indústria de cybersegurança, teve origem em Palo Alto na Califórnia, Xage é a primeira plataforma de segurança cibernética habilitada para blockchain para empresas de IoT. A tecnologia gerencia bilhões de dispositivos de uma vez e pode até autodiagnosticar e corrigir possíveis violações. Xage é usado principalmente por empresas de IoT nas indústrias de transporte, energia e manufatura.

Saúde

As primeiras soluções de blockchain mostraram o potencial de reduzir custos de saúde, melhorar o acesso às informações entre as partes interessadas e simplificar os processos de negócios. Um sistema avançado para coletar e compartilhar informações privadas para que o médico se certificasse de que seu diagnóstico não sofra nenhuma alteração, auxiliando também no tempo de espera de exames e criando recursos para que não tenha tantas burocracias nesse meio tempo, facilitando países que estão em calamidade com o setor da saúde.

  • Patientory:

Aplicativo do setor da saúde, segurança cibernética e manutenção de registros, teve origem em Atlanta na Geórgia, Patientory é um sistema de registro médico completo para pacientes e médicos, apoiado pela tecnologia blockchain. Um dos maiores problemas com a saúde é a fragmentação dos dados entre diferentes provedores e clínicas. Com o Patientory, o histórico médico do paciente (registros), provedores atuais e principalmente tudo mais que um médico precisa saber está constante e seguramente acessível. A plataforma blockchain permite que pacientes e médicos fiquem em comunicação constante, enquanto um fluxo constante de dados médicos permite que qualquer profissional médico diagnostique pacientes de forma rápida e segura com base em um histórico médico mais claro.

Logística

Uma das principais queixas do setor marítimo é a falta de comunicação e transparência devido ao grande número de empresas de logística lotando o espaço.  Blockchain permite a transparência dos dados, revelando uma única fonte de verdade. Ao reconhecer as fontes de dados, o blockchain pode construir uma maior confiança na indústria. A tecnologia também pode tornar o processo de logística mais enxuto e automatizado, potencialmente economizando bilhões de dólares por ano ao setor. Blockchain não é apenas seguro, mas uma solução econômica para o setor de logística.

  • DHL:

Aplicativo no setor de logística e Supply Chain, teve origem em Plantation na Flórida, a gigante da remessa DHL está na vanguarda da logística apoiada por blockchain, usando-o para manter um “livro-razão” digital de remessas e manter a integridade das transações. A DHL tem uma presença importante nos Estados Unidos e é uma das maiores empresas de transporte a abraçar a blockchain.

  • Maersk:

Aplicativo no setor de logística e Supply Chain, teve origem em Florham Park, New Jersey, Maersk se associou à gigante de tecnologia IBM para inserir a blockchain no comércio global. As duas empresas usarão o blockchain para entender melhor a cadeia de suprimentos e rastrear produtos digitalmente através das fronteiras internacionais em tempo real.

Tokens não Fungíveis (NFTs)

2021 trouxe um aumento nesses itens digitais que atualmente estão tomando conta do mundo. NFTs são simplesmente itens digitais, como música, arte, GIFs, vídeos, etc., que são vendidos em um blockchain, garantindo que um único proprietário possa reivindicar todos os direitos sobre eles. Graças à tecnologia blockchain, os consumidores agora podem reivindicar a propriedade exclusiva de alguns dos ativos digitais mais desejáveis ​​que existem.

  • Dapper Labs:

Aplicativo no setor do esporte, Dapper Labs é uma das primeiras empresas a explodir graças à mania NFT. Eles fizeram parceria com a NBA para criar o “NBA Top Shot”, um mercado NFT onde os compradores têm a oportunidade de se tornarem proprietários de mídia digital de seus jogadores ou times favoritos da NBA. Os compradores têm a oportunidade de possuir momentos colecionáveis ​​que variam de uma enterrada de Lebron James a um GIF de bloqueio de Anthony Davis. Até o momento, o Top Shot já produziu mais de US$ 500 milhões em vendas.

Governo

Uma das aplicações mais surpreendentes para blockchain pode ser na forma de melhorar o governo. Blockchain tem o potencial de reduzir milhões de horas de burocracia todos os anos, responsabilizar os funcionários públicos por meio de contratos inteligentes e fornecer transparência ao registrar um registro público de todas as atividades por exemplo.

  • Follow My Vote

Aplicativo no setor de software para governos, teve origem em Blacksburg, Virginia, Follow My Vote é uma plataforma de votação online segura que usa uma urna virtual blockchain de código aberto. A tecnologia diminui os gastos com cédulas físicas e pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo. O Follow My Vote implementa as ferramentas completas de que as eleições precisam para fornecer total segurança e confiança no processo de votação.

Percebemos que os aplicativos blockchain vão muito além da criptomoeda e do próprio bitcoin, nos presenteando com infinitas possibilidades para que possamos utilizar da melhor forma possível em todas as áreas.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8