130 anos da Nintendo: Uma das maiores e mais influentes empresas de jogos do mundo

O início humilde da Nintendo

1mg1 1

Em 23 de setembro de 1889 era fundada a Empresa Nintendo Koppai. Em uma estreita rua lateral da antiga cidade japonesa de Kyoto, o empresário e artesão Fusajiro Yamauchi trabalhava em sua sede, desenhando cartas de baralho coloridas.

Os cartões conhecidos como hanafuda – que significa ‘cartões de flores’- era um tipo de jogo de cartas que ficou muito popular no Japão.

Nos próximos 70 anos, os cartões adornados com cenas e símbolos da natureza foram habilmente criados e difundidos pela empresa Nintendo.

A ligação da hanafuda com o crime

img2 3

Com toda sai popularidade em todo Japão, eventualmente, as imagens coloridas ficaram conectadas ao jogo e aos bandidos conhecidos como Yakuza.

O nome ‘Yakuza’ vem dos números ya-ku-za ou 8, 9 e 3; uma pontuação zero em um jogo de cartas conhecido como Oicho-Kabu.

Os membros da Yakuza até têm tatuagens inspiradas nas ilustrações dos cartões da Nintendo.

Com a associação ao crime o jogo foi perdendo popularidade até cair em desuso na década de 1960.

De cartões a cartuchos

Em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito, chamou seu neto Hiroshi Yamauchi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da Nintendo.

Ele se tornou conhecido como um líder feroz e às vezes ameaçador, mas um com paixão e uma mente inovadora.

Sua visão era expandir a empresa em diferentes empreendimentos além da fabricação de cartões, incluindo brinquedos e fliperamas, tanto que chegou a investir em empreendimentos nada relacionados ao mercado explorado pela Nintendo, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis.

Ironicamente, Hiroshi nunca gostou de jogar videogame – jogando apenas um em sua vida.

img3 1

Ao fabricar jogos eletrônicos com altas margens de lucro, a empresa teve grandes sucessos, mas nada como o que estava por vir.

No final da década de 1970, o investimento em uma tecnologia que emergia rapidamente levou a Nintendo a um cenário global.

Essa tecnologia era o videogame.

Empresas como Atari, Mattel (fabricante de Barbies) e Taito já começavam a se desenvolver nesse mercado. Talvez você já tenha ouvido falar de criações como Pong e Space Invaders?

Em 1975, a Nintendo iniciou o desenvolvimento de seus primeiros sistemas de videogame eletrônico. Em 1978, eles produziram uma versão de jogo de computador do jogo de tabuleiro Othello.

Mas isso foi apenas o começo.

The legend of Jumpman

Em 1980, um jogo inovador foi desenvolvido pelo artista da Nintendo Shigeru Miyamoto. O jogo foi chamado de Donkey Kong.

O vilão era um gorila gigante com um suprimento inesgotável de barris, enquanto o herói era um homem de macacão vermelho, usando um chapeuzinho vermelho.

Ele era conhecido como Jumpman, mas você pode reconhecê-lo melhor como o encanador italiano – Mario.

Donkey Kong conquistou o mundo e se tornou um sucesso nos arcades.

img4 1

Jumpman seria renomeado em breve. Seu nome foi inspirado no proprietário que possuía o armazém em que a sede americana da Nintendo estava sediada – Mario Segale.

A Nintendo criou novos jogos, incluindo Donkey Kong Jr (em que o filho de Donkey Kong precisa resgatar seu pai das garras de Mario), The Legend of Zelda e Super Mario Bros.

Super Mario Bros foi um sucesso e logo o personagem de Mario seria reconhecido em todo o mundo.

Com o sucesso desses jogos, a Nintendo também lançou um novo console de videogame conhecido como Nintendo Entertainment System – ou NES, para abreviar.

img5 1

Foi lançado no Japão como Famicom, mas chegou às lojas dos EUA dois anos depois e ajudou a reviver a indústria de jogos.

Em 1989, a Nintendo havia conseguido desenvolver a tecnologia para lançar seu primeiro console portátil – o Game Boy.

img6 1

Este não foi o primeiro console de videogame portátil – o primeiro foi criado dez anos antes -, mas o Game Boy era popular por causa de seu design original e da bateria de longa duração.

A ascensão imparável da Nintendo

A ascensão do sucesso da Nintendo parecia imparável.

Nos últimos 30 anos até os dias atuais, ela criou uma série de personagens amados e jogos populares.

Link, de The Legend of Zelda, alcançou status de cult em 1998 no jogo Ocarina of Time. Mario ganhou um irmão, Luigi. Ambos, por sua vez, ganharam alter-egos do mau, Wario e Waluigi.

img7 1

Novos consoles, como o Nintendo DS – um dispositivo de duas telas com capacidade para vários jogadores – e o Nintendo Wii, com seu console sensível ao movimento, permitiram à empresa expandir seu alcance e influência.

De acordo com o Guinness World of Records, a Nintendo garantiu quatro posições nos dez principais consoles de jogos mais vendidos – perdendo apenas para o PlayStation, da Sony, que possui cinco.

Seu Nintendo DS tem sido seu console mais popular até o momento, vendendo 154,9 milhões de unidades.

A Nintendo logo foi considerada o coração da inovação moderna em jogos.

Mas uma grande parte do sucesso da Nintendo se deve a dois entusiastas de jogos que publicaram uma revista chamada Game Freak.

A história por trás de Pokemon

img8

Começando como escritores e artistas de uma revista de jogos no Japão, os criadores da Game Freak, Satoshi Tajiri e Ken Sugimori decidiram desenvolver seu próprio jogo depois de ficarem decepcionados com o que o mercado estava oferecendo.

Isso começou com uma série de jogos para a Nintendo, incluindo Mendel Palace, Yoshi e Mario & Wario.

Mas em 1998, dois novos jogos chegaram ao mercado japonês e logo se tornaram uma sensação global.

Capsule Monsters foi lançado para a Nintendo, mas sem sucesso. Logo foi reconstruído em Pocket Monsters.

Os jogadores podiam capturar monstros em bolinhas enquanto viajavam por um universo fictício cheio de treinadores, batalhas e insígnias.

O lançamento de dois jogos para o Game Boy – Pokemon Red e Pokemon Blue – significava que os 151 monstros diferentes que os jogadores tinham que coletar só podiam ser feitos comprando os dois jogos ou compartilhando Pokemon com os amigos através do cabo Game Link que conectava dois Game Boys juntos.

Após o sucesso global de Pokemon, uma enorme franquia foi criada – brinquedos Pokemon, cromos, anime, mangá e filmes, todos seguidos, levando ao sucesso contínuo de Pokemon até hoje.

A parceria entre os criadores de Pokémon – Game Freak – e a Nintendo foi consolidada.

Qual o próximo passo?

img9

Desde o começo humilde da Nintendo, até as alturas estonteantes.

Seus sucessos são inegáveis, mas agora competem em um mercado cheio de criatividade e inovação.

O PlayStation da Sony, o XBox da Microsoft, os jogos para PC, os jogos multiplayer online e os jogos para dispositivos móveis permitiram que desenvolvedores veteranos e novatos inovassem de maneiras emocionantes e desafiadoras.

As ofertas da conferência da E3 são uma prova de quão longe a indústria de jogos chegou desde os dias de Pong.

Mas a Nintendo se estabeleceu como líder do setor e criadora de ideias para o futuro, com os jogos no centro de suas origens.

Tudo o que resta é ver até onde esta antiga loja de cartões pode ir.

Fonte: Infowester 

Fonte: BBC

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.