Mais de US$ 15 bilhões em opções de Bitcoin e Ethereum estão prestes a expirar: o que isso significa?

Copia de Contra Capa 24
Imagem: Bitperfect

O mercado de Bitcoin está à beira de um evento significativo: a expiração de opções antes do halving.

Amanhã, contratos de opções de Bitcoin e Ethereum no valor de $15 bilhões expiram em grandes bolsas de derivativos, incluindo Deribit, CME, OKX, Binance e Bybit. Isso marca a maior expiração de todos os tempos para a Deribit, com opções de Bitcoin no valor de $9,5 bilhões (40% de seu interesse aberto total) prestes a expirar.

O alto interesse aberto sinaliza um aumento na participação institucional e na liquidez do mercado em comparação com os ciclos de halving anteriores.

O mercado está se preparando para a volatilidade e uma possível alta. A expiração das opções, juntamente com a divulgação dos dados de inflação do ICP e o discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, injeta incerteza na direção do preço do BTC a curto prazo.

Os analistas preveem um período de volatilidade, com o ponto de “máxima dor” para as opções de Bitcoin potencialmente arrastando o preço para baixo até $51.000. Entretanto, o sentimento otimista persiste a longo prazo, com alguns analistas prevendo uma alta após a expiração e o BTC atingindo um novo recorde acima de $75.000. A demanda por ETFs de Bitcoin à vista também pode ajudar a mitigar a pressão descendente da expiração das opções.

Entendendo o impacto

É importante entender o impacto da expiração das opções. Os contratos de opções concedem aos compradores o direito, mas não a obrigação, de comprar ou vender um ativo (neste caso, BTC) a um preço predeterminado até uma data específica.

A data de expiração marca o fim deste contrato, e as opções não exercidas perdem seu valor. Um grande número de calls in-the-money (ITM) expirando pode levar a uma pressão ascendente sobre o preço, pois os compradores exercem suas opções para comprar Bitcoin com desconto. Por outro lado, uma quantidade significativa de puts out-of-the-money (OTM) expirando pode causar pressão descendente, pois os detentores vendem seu Bitcoin para evitar possíveis perdas.

Olhando para o futuro, o halving do Bitcoin, agendado para 20 de abril, é esperado para apertar ainda mais a oferta e potencialmente impulsionar os preços a longo prazo. Apesar das incertezas de curto prazo em torno da expiração das opções, o sentimento geral do mercado se inclina para o BTC mantendo sua trajetória de alta pré-halving.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.