2020 é o ano das fintechs e da blockchain

Parece que todo mundo de repente quer entrar no mundo das fintechs

A Visa, segunda maior empresa de pagamento com cartões do mundo, assinou nesta semana um acordo de US $ 5,3 bilhões para adquirir o Plaid, umcaso de sucesso em fintechs.

Apesar do lançamento em 2013, o Plaid rapidamente se tornou um nome de destaque no espaço de serviços financeiros, já que seus produtos permitem aos clientes interagir e gastar com segurança com milhares de aplicativos – incluindo a popular exchange de criptomoedas Coinbase. Esse sucesso ajudou a Plaid a obter uma reputação como um dos primeiros unicórnios de fintechs, já que a empresa já estava avaliada em US $ 2,65 bilhões em 2018, após uma rodada de financiamento de US $ 250 milhões.

Aquisições estratégicas de fintechs

De acordo com a Visa, mais de um quarto das pessoas com uma conta bancária nos EUA já utilizaram os serviços da Plaid, enquanto os aplicativos de fintechs agora são usados por mais de três quartos da população mundial. Talvez por isso, a Visa esteja disposta a pagar o dobro de sua última avaliação privada para colocar a mão na empresa – vendendo mais de US $ 4,9 bilhões em dinheiro e aproximadamente US $ 400 milhões em patrimônio como parte do acordo.

https://twitter.com/Plaid/status/1216843508792750080?s=20

Em seu recente lançamento, a Visa destacou a natureza estratégica da aquisição, observando que a Plaid será fundamental para ajudar a Visa a se expandir em novos negócios, bem como a expandir suas ofertas de negócios existentes.

“A aquisição, combinada com nossos esforços de tecnologia já em andamento, posicionará a Visa para agregar ainda mais valor aos desenvolvedores, instituições financeiras e consumidores”, disse Al Kelly, CEO e presidente da Visa.

O PayPal é outro gigante de pagamentos que recentemente aumentou seus esforços de aquisição de uma fintech, finalizando a compra da plataforma de busca de acordos Honey no início deste mês. Parece que o PayPal está procurando competir melhor com os aplicativos das fintechs, incluindo o Cash App habilitado para o Bitcoin da Square.

Também não são apenas as antigas empresas financeiras que acumulam fintechs. No início desta semana, o Dixintong Technology Group, uma subsidiária da D.Phone – um dos maiores varejistas de celulares da China – adquiriu uma participação na Monsoon Blockchain. O acordo foi assinado por uma quantia não revelada em 7 de janeiro e viu o gigante do varejo comprar uma participação minoritária na empresa blockchain, que oferece uma rede de armazenamento descentralizada baseada no blockchain Ethereum.

Essa é a mais recente de uma série de aquisições de empresas de blockchain nos últimos tempos, com empresas como Poloniex e Shadow Financial Systems sendo compradas por empresas que lidam principalmente com finanças.

A democratização das finanças

“O setor financeiro desfruta de um lugar confortável há séculos, mas, graças à invenção da Internet, a democratização das finanças finalmente está ocorrendo”, disse Matry Greenspan, fundador da Quantum Economics. “Os bancos e instituições da velha escola percebem que os projetos de blockchain e fintech estão crescendo e não estão prestes a cair sem luta”.

Pelo menos parte da razão por trás da recente onda de compras de empresas de blockchain parece ser um simples exercício de eficiência – uma vez que permite que as empresas imediatamente se posicionem em um setor recentemente previsto para crescer a uma taxa de crescimento anual composta de 66,2% entre agora e 2027.

Sendo assim, começar cedo pode render um retorno significativo, enquanto a prática é uma excelente maneira de consolidar rapidamente o poder e contratar novos talentos – principalmente porque a blockchain é declaradamente a habilidade mais desejável em 2020.

Se essa tendência continuar em 2020, as linhas entre finanças, inovadores da fintechs e startups de blockchain poderão ficar cada vez mais embaçadas.

Fonte: Decrypt

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.