2020 será o ano das criptomoedas nacionais?

2020 será o ano das criptomoedas nacionais. Mas estamos prontos para isso?

Parece quase certo que 2020 será o ano dedicado às criptomoedas nacionais ou aos chamados CBDC – Moeda Digital do Banco Central.

Na segunda metade de 2019, de fato, testemunhamos uma série de declarações que parecem representar a situação atual como um envolvimento de estados e bancos centrais na emissão de suas próprias moedas digitais nacionais.

Nesse sentido, a presidente da Billion Team Enterprise, Marinella Andaloro, comentou:

“2020 será o ano das criptomoedas nacionais. Mas estamos prontos para isso?

 

Em nível global, há cerca de dez anos, estamos caminhando para uma sociedade sem dinheiro, e vários países já estão experimentando, ou estão prestes a experimentar, com criptomoedas nacionais.

 

O progresso tecnológico e a consequente mudança de paradigma levaram as pessoas a pagamentos on-line ou mobiles, levando inevitavelmente a um declínio no uso de dinheiro e nos países em desenvolvimento, na África e no Extremo Oriente, mas também em países com uma proibição como o Irã, mas também o Sul. Os Estados Unidos (Argentina e Venezuela) têm usado criptomoedas para realizar transferências monetárias e como reserva de valor em vez das moedas fiduciárias que sofrem de hiperinflação.

 

Com um cenário de pagamentos em evolução, os bancos centrais reconheceram a necessidade de se adaptar a essa transição e incorporar novas tecnologias, não apenas pelos benefícios em termos de velocidade e redução dos custos de transação, mas também para evitar perder a capacidade de implementar sua política monetária. Nesse contexto, os bancos centrais estão tentando entender o impacto financeiro e econômico da introdução de moedas digitais.

 

É claro que os CBDCs terão um impacto perturbador e isso será diferente entre os países, pois o que pode ser apropriado para algumas economias desenvolvidas pode não ser adequado para países em desenvolvimento, onde os riscos e benefícios são inerentemente diferentes e a tecnologia blockchain pode fornecer suporte aos CBDCs , por exemplo, através da identidade digital durante processos de conformidade inerentes aos regulamentos de LBC e inclusão financeira, de acordo com os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas ”.

China e na Europa se preparam para o lançamentos de suas criptomoedas nacionais ainda em 2020

A China, o país mais populoso do mundo, certamente está na pole position. Depois de revelar que estuda e trabalha em sua moeda digital nacional desde 2014, parece que nesses últimos meses do ano eles queriam começar a transformar sua ideia em realidade.

De fato, nesta semana chegou o anúncio do projeto piloto que testará a moeda digital e o pagamento eletrônico em toda a China nas cidades de Shenzhen e Suzhou.

Não apenas isso, o anúncio do início da semana parece vir imediatamente após a revelação pelo BCE – Banco Central Europeu – de querer desenvolver sua própria moeda digital para aprimorar o sistema de pagamentos em euros transfronteiriços atuais.

De fato, o caso europeu sugere que a possibilidade de criar um CBDC europeu só surgirá se o setor privado não desenvolver um sistema de pagamentos pan-europeu inovador e eficiente.

No mesmo dia, o presidente do banco francês, François Villeroy de Galhau, afirmou que o Banco da França já iniciou um projeto piloto para a emissão de uma criptomoeda e que sua experimentação ocorrerá em 2020.

Concretamente, tanto a China quanto a Europa como a França parecem valorizar a missão Blockchain e também pode ser o caso de os projetos que estão sendo testados serem baseados na tecnologia que ficou famosa graças à sua criptomoeda de desintermediação, bitcoin.

A falta de interesse em moedas digitais no Japão e nos EUA

A situação no Japão e nos EUA é diferente: a ideia de uma criptomoeda nacional, que agora se tornou de atenção global, considerando os países que a observam, não parece ser de grande interesse no momento.

De fato, no início de dezembro, o presidente do Banco Central do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, disse que no momento não há motivos para emitir uma CBDC no Japão.

Ao mesmo tempo, no entanto, o Japão não permanece estático diante do atual cenário de pagamentos digitais, mas incentiva o uso de moedas digitais privadas vinculadas ao iene japonês.

Talvez, mesmo que não seja oficializada, a estratégia implementada pelo BoJ seria avaliar as respostas dos usuários aos pagamentos eletrônicos enquanto tentava aumentar a adoção no país com o objetivo de se tornar um país sem dinheiro e, talvez, no futuro, emitir sua própria CBDC .

Mas vamos falar sobre os EUA, que entre os quatro países parecem ser os mais relutantes. De fato, não houve declarações oficiais de intenção ou vontade por parte do país de emitir um CBDC. Certamente, como o Japão, os EUA não podem ignorar esse assunto.

Parece que, no final de novembro, o Federal Reserve, através de seu presidente Jay Powell, expressou sua opinião sobre o assunto.

“Powell disse ao Congresso hoje que o Federal Reserve está estudando se faz sentido emitir sua própria moeda digital que poderia ser usada por famílias e empresas”.

Portanto, ainda é uma avaliação inicial dos EUA em relação ao CBDC, que reflete, em certo sentido, sua abordagem ao mundo p2p, completamente diferente, por exemplo, da China.

Além disso, ao contrário do Japão, o incentivo nos EUA para usar ou emitir moedas digitais privadas ou criptomoedas é zero ou absolutamente desanimador, de acordo com o projeto de lei apresentado neste verão pela maioria democrática que lidera o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

Um desincentivo que viu, de fato, a suspensão do projeto Libra do Facebook em solo americano.

A implementação já quase concreta de uma CBDC nas Ilhas

Pode ser por causa da mentalidade mais flexível, rápida e, portanto, inovadora de uma ilha, mas parece que as Ilhas Virgens Britânicas estão prontas para implementar sua criptomoeda em 2020.

No início de dezembro, a nova moeda BVI ~ Life foi revelada, uma stablecoin atrelada ao dólar 1: 1 e alimentada por LIFEToken, referindo-se à empresa de blockchain LIFELabs.io do Caribe, que projetou o novo CBDC em conjunto com o governo.

Fonte: Cryptonomist

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.