2021 será finalmente o ano de um ETF de bitcoin?

Na verdade, 2021 já é o ano de um ETF bitcoin, mas não nos EUA.

Em 18 de fevereiro de 2021, um bitcoin ETF foi lançado no Canadá. É chamado de Purpose Bitcoin ETF (BTCC) e está sendo negociado na Bolsa de Valores de Toronto desde quinta-feira.

Dado que o fundo está disponível em dólares canadenses e americanos, é possível que também seja usado por investidores ou especuladores americanos e, se isso acontecer, poderá abrir caminho para o lançamento de um ETF bitcoin em algumas bolsas americanas.

Na verdade, já existem vários derivativos semelhantes negociados em bolsas da Europa, mas ainda não nos Estados Unidos, e o BTCC é de longe o maior da América do Norte.

O maior mercado para bitcoins são os Estados Unidos da América, então o fato de já existirem ETFs semelhantes no exterior é menos importante do que o fato de não haver nenhum nos EUA.

Certamente, o sucesso ou fracasso do ETF canadense também poderia ter ramificações para as decisões da SEC a este respeito.

Recorde-se que, até à data, todas as propostas semelhantes enviadas à US Securities and Exchange Commission foram rejeitadas ou retiradas, embora num contexto diferente.

Investidores institucionais querem ETFs de Bitcoin

Em 2020, muitos investidores institucionais entraram no mercado cripto, e isso está mudando claramente o cenário. Apesar disso, a SEC ainda parece um tanto duvidosa sobre um ETF de bitcoin nos Estados Unidos, até porque seria um produto voltado para investidores de varejo.

No que diz respeito aos investidores institucionais, já existem vários produtos que lhes permitem tomar posições nos criptomercados, alguns dos quais bastante avançados. O que falta no mercado americano é uma ferramenta para os investidores de varejo que lhes permita tomar posições com facilidade, sem ter que lidar com a compra e o armazenamento de tokens.

Mas o cenário mudou tanto nos últimos 12 meses que alguns apostam que este pode ser um bom ano. Por exemplo, há alguns dias, o New York Digital Investment Group (NYDIG) fez um novo pedido à SEC para aprovação de seu ETF NYDIG BITCOIN, lançado em parceria com o Morgan Stanley.

É importante notar que a presidência da agência do governo dos EUA que supervisiona os mercados financeiros também mudou recentemente.

O lançamento de um bitcoin ETF nas bolsas de valores dos Estados Unidos daria instantaneamente a dezenas de milhões de pessoas a oportunidade de ganhar exposição ao BTC com extrema rapidez e facilidade. Na verdade, já existem aplicativos que permitem que as pessoas façam isso, como o Robinhood, mas eles são voltados para uma faixa etária muito mais jovem do que aqueles que geralmente possuem grandes ativos.

O fato de o Toronto ETF já ter mostrado sinais claros de forte interesse no primeiro dia de negociação sugere que pode haver uma boa chance de que a SEC aprove um para os EUA já em 2021.

O otimismo, neste caso, porém, muitas vezes acaba sendo excessivo, como tem sido nos últimos dois ou três anos, por exemplo.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.