2022 será o ano dos Tokens de Segurança e STOs

Com o aumento da regulamentação para criptomoedas, é provável que lançar um STO ou ter um token de segurança se torne cada vez mais fácil.

2022 será o ano dos Tokens de Segurança e STOs. O que desencadeia essa teoria é a recente frota de excelentes notícias sobre essa classe de ativos específica e métodos de arrecadação de fundos.

Enquanto 2021 foi o ano dos NFTs, 2020 foi o ano do DeFi, 2019 foi o ano de Libra, 2018 foi o ano das guerras hash e 2017 foi o ano das ICOs, 2022 pode ver um aumento na tendência dos títulos.

O que são tokens de segurança?

Os tokens de segurança são criptomoedas, geralmente baseadas no blockchain Ethereum, que representam os dividendos da empresa que os emite. Nesse sentido, seguem uma regulamentação diferente e ainda mais rígida do que as concessionárias, tanto que em 2017 todos desconfiavam de que seu token fosse valorizado como título.

Muitas exchanges não estão autorizadas a listar valores mobiliários e diferentes regulamentos devem ser seguidos para comprá-los ou vendê-los.

O caso de Ripple vem à mente. Nos EUA, a Ripple está fazendo de tudo para não ser declarada como garantia, a fim de evitar problemas jurídicos.

As últimas notícias sobre títulos

Hoje chegou a notícia de que o primeiro STO foi aprovado na Alemanha.

É o Exordium com seu token EXOeu baseado em um sidechain Bitcoin que será colocado à venda na plataforma STOKR.

A Exordium é produtora de videogames como a Infinite Fleet e já arrecadou mais de US $ 7 milhões desde janeiro passado usando o STOKR, mas não pode aceitar investidores na Alemanha.

O cofundador do STOKR, Tobias Seidl, comentou sobre a notícia da seguinte forma:

“O sinal verde da BaFin para o STO da Exordium na Alemanha marca o início de uma nova era de emissões internacionais de títulos registrados com base em blockchain. Vemos o Bitcoin como uma espinha dorsal fundamental dos futuros mercados de capitais, que serão construídos em blockchains”.

A STOKR, de propriedade da Blockstream, atua no mercado de segurança há mais de dois anos.

Bitfinex lança sua plataforma STO

Esta tinha sido falado, pelo menos desde 2018 e aqui é que também no final de 2021 Bitfinex anunciou o lançamento iminente de sua própria plataforma STO, Bitfinex Securities Ltd.

A aprovação, neste caso, veio do Asian AIFC Fintech Lab e coloca a Bitfinex entre aquelas que poderiam ser líderes em um setor em crescimento.

Regulamento de criptomoeda

Com o aumento da regulamentação para criptomoedas, é provável que lançar um STO ou ter um token de segurança se torne cada vez mais fácil. O problema até agora tem sido mais uma falta de regulamentação clara nesta área, o que fez com que as empresas tivessem receio de colocar esses produtos no mercado.

Se a regulamentação for aumentada, e de maneira clara, talvez 2022 possa se tornar o ano da disseminação e do crescimento dos tokens de segurança.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.