2022 tem tudo para ser o ano dos DAOs

As Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) não são tão populares quanto alguns outros conceitos na esfera blockchain

2022 tem tudo para ser o ano dos DAOs

É nítido que ao iniciar 2022 os investidores estão definitivamente procurando a próxima grande tendência. Será que estamos na era do DAO?

Na verdade os DAOs ainda são um conceito muito novo para as empresas. Essencialmente, um DAO é uma empresa que funciona por conta própria. As pessoas conseguem gerenciar algumas partes dela e garantir que funcione como deveria, mas a própria empresa opera de forma autônoma.

Conceito DAO

Hoje, a maioria dos DAOs é executada na blockchain. Eles são vistos como a próxima fase das organizações empresariais, com suas atividades totalmente diferentes das das empresas tadicionais. Então, por que tornar sua empresa um DAO? A visão é simples, ao remover o elemento humano em uma empresa, você basicamente a libera para funcionar como deveria.

Os desenvolvedores de DAO acreditam que podem eliminar a manipulação humana ou o erro de como as empresas trabalham. Dessa forma, as decisões são voltadas apenas para a lucratividade. Os investidores podem enviar dinheiro para as empresas de forma autônoma, e os proprietários simplesmente recebem tokens que lhes permitem votar nas decisões da empresa ou em possíveis projetos.

O conceito do DAO cresceu significativamente no ano passado. De acordo com dados da ConsenSys, os DAOs aumentaram significativamente em 2021 e agora têm mais de um milhão de membros. Os ativos sob gestão subiram para US $ 14 bilhões, com vários dos principais players no espaço DeFi liderando a carga.

Oportunidades surgindo

Aproveitando o início do ano, as empresas realmente deveriam considerar a mudança para a descentralização. Os benefícios são muitos, entre eles está:

Foco no lucro: obviamente, o principal benefício de se tornar um DAO é o fato de que sua empresa se tornará uma máquina geradora de lucros totalmente funcional. Os DAOs removem o erro humano e permitem que as empresas trabalhem como deveriam. Não há lutas de poder ou disputas, e uma empresa é livre para perseguir os interesses que achar convenientes. Basta algumas pessoas que controlam as atividades da empresa e a otimização pode ser garantida;

Aumento do foco da empresa: a capacidade de uma empresa também funcionar perfeitamente em perpetuidade é atraente para muitos empresários. Embora os DAOs precisem de alguma governança, o núcleo de suas atividades permanecerá autônomo. Isso significa que a empresa será capaz de manter o foco e, ao mesmo tempo, eliminar quaisquer distrações.

Em um mundo onde as distrações estão por toda parte, ser capaz de manter seu curso será uma vantagem. Isso e muito mais é o que um DAO oferece;

Aproveitando o poder da Blockchain: as empresas também poderão explorar um dos melhores conceitos de construção da próxima geração de tecnologia, a blockchain.

Ao se tornar um DAO, você permite que sua empresa funcione na blockchain. Isso significa eficiência de processos, equidade e maior segurança, entre tantos outros benefícios. A tecnologia Blockchain já provou ser capaz de ajudar as empresas a serem melhores em todos os aspectos. Ao se tornar um DAO, você está essencialmente tornando sua empresa mais resiliente, graças à blockchain.

Desafios a serem superados

Embora os DAOs pareçam uma perspectiva interessante, vale a pena notar que nem todos são perfeitos. Para dimensionar de forma eficaz, um DAO precisará resolver alguns desafios, incluindo:

Problemas legais: por definição, um DAO é descentralizado. No entanto, ainda precisará incorporar algum lugar para proteger seus membros e investidores da responsabilidade. Isso não é um grande problema quando você pensa sobre. Uma empresa ainda pode operar como DAO, mas possui algumas características de organizações tradicionais, diretores, advogados e muito mais.

No final das contas, o fato de você operar como DAO não significa que você não possa ser processado. Desde que você esteja domiciliado em algum lugar, você tem acesso total à lei;

Regulamento: isso pode ser visto como o principal desafio enfrentado pelos DAOs. Para operar, a maioria deles oferece tokens digitais para investidores e acionistas. Alguns desses tokens oferecem direitos de voto aos investidores, permitindo que eles opinem na direção da empresa. Outros tokens simplesmente funcionam como prova de investimento e tags de acionistas, embora sempre possam ser resgatados ou negociados.

Independentemente dos desafios, 2022 parece realmente um grande ano para os DAOs. Mais empresas estão prontas para entender os benefícios dessa estrutura de negócios e também se juntarão para se tornarem DAOs. Há desafios a serem resolvidos, mas eles serão.

Nos últimos dois anos, tendências como DeFi e tokens não fungíveis (NFTs) se tornaram fenômenos mundiais mesmo sem ter seus desafios totalmente resolvidos. Embora ninguém defenda a solução de problemas em tempo real, tornou-se óbvio que o atual clima de negócios precisa de algo melhor. DAOs são essa solução.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.