Estudante de doutorado ganha 1 Bitcoin por decifrar o “DNA Code Challenge”

Um jovem estudante de doutorado ganhou 1 bitcoin ao armazenar um código em um tubo de DNA – um desafio criado no fórum econômico mundial de 2015 em Davos.

O estudante de doutorado da Universidade de Antuérpia, Sander Wuyts, resolveu com sucesso o “DNA Storage Bitcoin Challenge” antes do prazo estabelecido por seu criador, o professor do Instituto Europeu de Bioinformática, Nick Goldman.

“Goldman ainda estava disposto a me enviar um tubo de DNA”, relatou Wuyts em um comunicado anexado sobre como ele apenas decidiu iniciar o desafio apenas no final de 2017 depois de ver um tuíte do bem conhecido cientista britânico.

“O DNA continha instruções sobre como reivindicar o bitcoin, o logotipo do Instituto Europeu de Bioinformática, um desenho de James Joyce e algumas outras coisas”.

Wuyts e uma pequena equipe cooperaram para ganhar o prêmio, organizando um “pequeno hackathon” (maratona de programação) para ampliar seu potencial para quebrar o código do DNA.

Leia também: Vermont hospeda programa piloto “blockchain” no mercado de imóveis

À medida que o Fórum de Davos de 2018 está em andamento com a presença da Cointelegraph, Wuyts é o último exemplo do que tem sido uma tendência comum em Bitcoin por vários anos: incentivando a inovação, principalmente através de hackathons, para ampliar as capacidades de novas tecnologias.

Wuyts continuou sobre os antecedentes do desafio:

“Para ser sincero, tive dúvidas sobre a viabilidade de usar DNA para armazenar dados. Esse desafio mudou isso. Agora, eu sei muito bem que esta nova tecnologia oferece ótimas oportunidades, talvez até mesmo para minha própria pesquisa futura “.

Ele acrescentou que usaria o dinheiro do Bitcoin para financiar a pesquisa e recompensaria aqueles que o ajudaram a ganhar.

 

Fonte: Cointelegraph
Edição: Webitcoin

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.