3xbit e Big Four: exchange brasileira é avaliada pela Ernst & Young
3xbit é a primeira exchange brasileira a finalizar uma avaliação junto a uma integrante do Big Four
Sempre em ritmo acelerado quando se trata de desenvolvimentos, a 3xbit realizou uma avaliação junto a uma das empresas do famoso Big Four, a Ernst & Young.
Em busca de um respaldo maior
Em uma conversa com Dr. Emiliano Beghini, um dos responsáveis pela parte de compliance da cripto startup brasileira, o mesmo revelou detalhes sobre o processo realizado.
Em meados de 2018, a 3xbit se aprofundou na questão de compliance, em razão das contas de exchanges que não de forma incomum são fechadas por instituições bancárias. Desta forma, a startup focou em dois aspectos: políticas de know your customer (KYC) e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLD/FT).
A partir desta iniciativa, tomaram forma dois importantes processos: o primeiro foi atestar o atual modelo da 3xbit, em segregar a estrutura da exchange entre “cripto” e “fiat”, sendo a parte fiat avaliada pela Ernst & Young, conferindo maior facilidade aos usuários que querem apenas operar com cripto, enquanto os usuários que queiram operar com fiat poderão seguir os procedimentos bancários já conhecidos e avaliados pela referida empresa; o segundo foi a criação de um manual com diretrizes de compliance, tendo em vista a dependência das instituições bancárias e o possível fechamento de conta.
Inclusive, Saint Clair, o CEO da exchange, já comentou sobre a prática da 3xbit em fazer a parte fiat se parecer com o que já é praticado pelas instituições bancárias durante um debate no canal Dash Dinheiro Digital.
Segundo Emiliano, tais procedimentos se provaram extremamente valiosos, por agirem em duas áreas diferentes. Contudo, havia a necessidade de algo mais concreto, razão pela qual a 3xBit contatou a Ernst & Young, empresa integrante do famoso grupo Big Four, para realizar uma avaliação sobre as técnicas de compliance – avaliando o que é funcional e ditando outros pontos interessantes a serem implementados.
Executivos de ambas as empresas se reuniram pela primeira vez em setembro do ano passado, encontrando-se constantemente desde então para que houvesse o máximo de sintonia em relação aos objetivos.
Após finalizadas as implementações de compliance sugeridas pela Ernst & Young, a 3xbit percebeu os frutos de seu empenho – a exchange foi considerada avançada nas questões de KYC, por já possuir 12 itens de verificação. Além dos elogios ao trabalho, a integrante do Big Four sugeriu ainda que, por conta dos avançados procedimentos e tecnologias aplicadas, tal know how poderia ser utilizado para auxiliar novas empresas do ramo.
Ademais, é válido ressaltar que a 3xbit é a primeira exchange do mercado a finalizar um processo de avaliação com uma empresa integrante do Big Four. Tal ação estabelece um precedente para a esfera, que agora tem um exemplo para se pautar, bem como conforta os usuários da plataforma.
Mais uma vez, a 3xbit apresenta desenvolvimentos que favorecem todo o mercado.