4 indícios de que estamos só no começo da bull run do Bitcoin
Como sabemos que estamos em uma bull run? O começo de 2017 não deu sinais do que poderia acontecer no fim daquele mesmo ano. Porém, o Bitcoin parece já estar em uma bull run.
A maior criptomoeda alcançou brevemente os $12,000, embora tenha falhado em sustentá-lo. Independente disso, o sentimento otimista ainda permanece em todo o cenário cripto. Novos projetos estão sendo lançados e tokens estão batendo novas máximas também. Por isso, listamos alguns aspectos que podem nos fazer acreditar que o Bitcoin já pode estar vivenciando mais uma bull run.
Ao contrário de 2017, dessa vez existem projetos DeFi arrecadando milhões em nome do yield farming. De qualquer forma, milhões estão sendo colocados em projetos não-auditados que prometem lucros anuais de 1000%.
Google Trends
O Google trends mostra que o interesse na palavra ‘bitcoin’ está em um nível mais alto do que o registrado no começo de 2017 e até do que o que vimos no fim daquele ano. Na verdade, esses números foram vistos duas vezes desde 2018 devido a bull runs ‘passageiras’ em junho de 2018, junho de 2019 e fevereiro deste ano. Entretanto, com as coisas do jeito que estão, este nível será batido.
Relatório CoT e CME
O relatório CoT (Commitment of traders) indicou que o varejo [amarelo] está mais otimista com uma posição comprada nos 15K do BTC. Um desenvolvimento interessante é a queda em posições de fundos alavancados, ou fundos hedge.
Isso evidencia o extremo otimismo dos investidores de varejo. Acrescente a isso o índice de open interest nos futuros de Bitcoin da CME, que bateu uma nova máxima em $864 milhões. Isso demonstra que o Bitcoin está sendo ativamente especulado.
Perspectiva macro
A perspectiva macro mostra que o Bitcoin teve dois trimestres bem-sucedidos com um aumento médio de 36%. Além disso, dois trimestres positivos consecutivos foram vistos pela última vez em 2017 e foram seguidos por o mais explosivo fechamento com aumento de 210.13% no último trimestre.
- Veja também: Euforia institucional do Bitcoin continua – Grayscale levanta $ 217 milhões em 1 semana
DeFi
A Defi (Finança descentralizada) é uma excelente ferramenta para trazer de volta a volatilidade no cenário cripto, especialmente com a hype gerada nas últimas semanas. Talvez, o primeiro sucesso dos projetos que buscam geração de lucros possa ser atribuído ao token COMP da Compound. Desde então, têm havido diversos projetos e tokens, porém o mais hypado sem dúvidas é o YAM.
Esse projeto teve mais de $350 milhões em ativos sob stake nas primeiras 24-30 horas de seu lançamento. Entretanto, o projeto fracassou como seu próprio criador admitiu. O token Yam teve uma violenta queda e perdeu 90% de seu valor.
Embora a DeFi esteja sendo um setor altamente lucrativo, ele ainda está em fase experimental. Portanto, é melhor se apegar à plataformas auditadas e confiáveis.
Podemos desenhar um paralelo entre a DeFi e ICOs. Na bull run de 2017 as ICOs desempenharam um enorme papel na criação de uma euforia que permitiu um grande despejo de capital. De maneira similar, a DeFi também está facilitando uma gigante entrada de capital.
Se isso já não bastasse, a última é o desenvolvimento de uma moeda meme [MEME] que abocanhou um valor total de $1.2 milhões.
Fonte: AmbCrypto
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!