5 dicas de como começar a investir em Bitcoins e outras criptomoedas

Para muitos, entrar no mundo das criptomoedas pode ser assustador. Não há autoridade centralizada para segurar sua mão, e os rumores e as histórias que circulam em torno das moedas digitais podem levar ao medo. Tem gente até que ainda não acredita que elas realmente existam.

No entanto, com algumas dicas diretas, negociar Bitcoin e outras moedas pode ser muito menos estressante.

Achei esse post em um site gringo e acredito ser MUITO útil para os iniciantes que pensam em investir nas moedas digitais. Seguem as dicas.

1. Faça a lição de casa, ESTUDE!
Há muitos rumores, histórias de sucesso e histórias de horror quando se trata de Bitcoin e outras moedas digitais. Certifique-se de que compreende exatamente no que está entrando e não arrisque mais dinheiro do que você poderia perder.

O Bitcoin é um mundo emocionante para entrar, mas é complexo e confuso, leva-se tempo para entender. Muitas pessoas compram carros caros, sem ter ideia de como funciona o motor, e isso é bom, porque se ele quebrar, há mecânicos e garagens. No mundo da criptomoeda é você contra o mundo, é descentralizado e não há ninguém para segurar sua mão.

Pawel Kuskowski, CEO e cofundador da Coinfirm, deu este conselho:

“Quanto mais você entender, melhor será”.

Não simplesmente especule sobre o lucro que pode gerar, vá lá e saiba como funciona o Bitcoin e o Blockchain. Lucas Geiger, fundador e CEO da Wireline, diz:

“Isso pode parecer óbvio, mas acho que a primeira coisa é levar tempo para entender o Blockchain. Digo isso fortemente porque poucas pessoas vão fazer isso. Se você não tem uma compreensão de alto nível de como um Blockchain armazena dados seguros (como moedas), então você está investindo no equivalente a bulbos de tulipas”.

Um bom lugar para começar é o começo – com o livro branco de Satoshi Nakamoto. O gerente de fundos de cripto Jacob Eliosoff escreveu:

“Se você tem alguma inclinação técnica, perca 10 minutos folheando o livro branco original de Satoshi de 2008. São apenas oito páginas, legíveis e um trabalho inspirador de gênio”.

A grande coisa sobre o ecossistema de criptomoeda é que existe uma grande quantidade de material e informações por aí. Muitos sites e recursos visam tentar facilitar a compreensão da tecnologia – nós da Webitcoin procuramos fazer nossa parte 😉.

Ainda mais do que isso, o mundo do investimento também está tentando simplificar as coisas, tornando o Bitcoin mais disponível para os investidores tradicionais.

Veja também: Atingindo a maturidade: Banco Central do Brasil está melhorando seu trabalho com Blockchain.

2. Seja cauteloso
Em qualquer investimento haverá risco, mas esse risco é um pouco ampliado pela novidade do Bitcoin e pela extrema volatilidade. Eliosoff enfatizou:

“Este ainda é um espaço de alto risco. Não invista dinheiro que não pode perder!”

É tentador ser ousado e descarado, apostando dinheiro em Bitcoin depois de ouvir as histórias de sucesso, mas especialmente como um iniciante, a cautela é a melhor parte do valor. Não há nenhuma razão para se tornar um milionário durante a noite com o Bitcoin e, ao mesmo tempo, afundando grandes quantidades de capital desde o início, você terá mais problemas do que soluções.

Marshall Swatt, um empreendedor sugeriu:

“Comece pequeno e invista uma pequena parcela do seu capital”.

Além disso, Tim Enneking, diretor-gerente da Crypto Asset Management, informa:

“Não persiga os preços do Bitcoin. Decida um ponto de entrada e fique com ele. Com o Bitcoin, você quase sempre está certo em termos de ação de preço previsível – é o seu tempo que pode estar fora. Então, seja paciente e deixe o preço Bitcoin vem até você”.

Há uma série de estratégias de investimento que funcionam muito bem com o Bitcoin, e aqueles que oferecem o maior sucesso são muitas vezes os mais cautelosos.

Coisas como “Dollar Cost Averaging” – colocar a mesma quantidade de dinheiro em um investimento ao mesmo tempo a cada semana ou mês – é ótimo para o Bitcoin, pois ajuda a superar os mínimos, bem como os máximos.

3. Diversifique eficientemente
A maioria dos novos entusiastas da moeda digital ouvem primeiro sobre o Bitcoin, mas existem milhares de outras criptomoedas por aí, e algumas cresceram muito mais rápido do que o Bitcoin. A diversificação é sábia, particularmente porque muitos desses “altcoins” funcionam bem quando Bitcoin cai. O empreendedor tecnológico Oliver Isaac escreve:

“Não coloque todos os seus ovos em uma cesta. Tanto como quando se investe no mercado de ações ou FX, você deve diversificar seus fundos como uma técnica de gerenciamento de risco”.

O famoso selecionador de ações Ronnie Moas é um forte crente na diversificação. É fácil se apaixonar por uma criptomoeda, especialmente o Bitcoin, mas é importante proteger suas apostas.

4. Mantenha as moedas fora das casas de câmbio
Ainda há muita pirataria e roubo que ocorre no espaço cripto, e é importante tomar precauções. Não é difícil tornar a vida dos hackers mais complicada. Use as casas de câmbio apenas para isso: fazer câmbio. Uma vez que você comprou uma moeda, mova o dinheiro para fora da casa, para uma carteira que você apenas controle, como uma carteira de hardware.

Muitas pessoas foram seriamente afetadas em hacks de casas de câmbio. Matthew Unger, fundador e CEO da iComply Investor Services Inc. sugeriu:

“Assim como você mantém algum dinheiro em sua carteira, alguns em sua conta bancária e talvez o material realmente valioso em um cofre, você precisa gerenciar moedas digitais da mesma maneira”.

5. Prepare-se para um passeio selvagem
O Bitcoin é notório por sua volatilidade, tanto que muitos investidores tradicionais estão aterrorizados com isso. Uma queda maciça no preço do Bitcoin não significa desastre permanente, mas é difícil manter-se comprometido quando você começa a entrar no vermelho.

A diversificação é uma ótima estratégia para ajudar com isso, mas é preciso algum pensamento e esforço. Claro, a estratégia do Bitcoin mais famosa (e até agora, bem-sucedida) de todas é “hold” (segurar) seu investimento, independentemente da volatilidade do mercado.

Você também pode comprar e esquecer, pois não manter o olho no mercado pode ajudar a impedir que você se preocupe com as quedas e perca a volatilidade.

 

Fonte: Cointelegraph
Edição: Webitcoin

Foto de André Cardoso
Foto de André Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.