Esses 5 indicadores de altseason estão todos alinhados: chegou a hora das altcoins?

A temporada das altcoins pode estar prestes a começar, segundo um analista que identificou sinais alinhados para esse movimento.
“Agora é a configuração de alta mais clara que já vi em sete anos de cripto”, afirmou o trader e investidor-anjo “cyclop” aos seus 578 mil seguidores no X em 15 de maio.
O trader apontou quatro fatores que estão em alinhamento: o Bitcoin próximo de sua máxima histórica, o interesse do varejo próximo da mínima histórica, a razão ETH/BTC rompendo uma tendência de baixa de três anos, e o índice das altcoins se recuperando de uma mínima de faixa.
“Cada fator já deu início à altseason antes”, ele disse, antes de acrescentar: “Agora TODOS estão alinhados.”
“Não acredito que estou dizendo isso, mas acho genuinamente que estamos finalmente no começo da altseason”, exclamou o trader.
Agora é a configuração de alta mais clara nos meus 7 anos em cripto:
– BTC perto da máxima histórica
– Interesse do varejo perto da mínima histórica
– ETH/BTC rompeu tendência de baixa de 3 anos
– Índice de altcoins se recuperou da mínima da faixaCada fator já desencadeou uma altseason antes. Agora todos estão alinhados. — (@nobrainflip)
Já estamos na altseason?
Primeiramente, a narrativa em torno do Bitcoin mudou — ele não é mais visto como um ativo especulativo, mas sim como uma proteção macroeconômica e reserva de valor, apoiado por instituições, mercados acionários e até como ativo geopolítico por países enfrentando inflação.
As altcoins, especialmente grandes blockchains de camada 1 como Ethereum e Solana, agora são vistas como plataformas tecnológicas, e não apenas como “alternativas ao Bitcoin”.
A isso se somam fatores como aumento na liquidez global, expansão da oferta de stablecoins, o índice de altseason mostrando divergência de alta e o índice de varejo próximo do fundo — todos esses elementos historicamente precederam grandes ralis das altcoins.
Segundo o Altseason Index do CoinMarketCap, ainda é temporada do Bitcoin, com pontuação de 26. No entanto, o índice se recuperou após atingir a mínima de 15 no início do mês, quando o Ethereum começou a subir.
O Altcoin Index da CryptoRank mostra um padrão semelhante, subindo dos valores na casa dos 10 para 27 no momento da escrita.
Além disso, a razão ETH/BTC — que mede o preço do Ether em relação ao Bitcoin — subiu de uma mínima de 5 anos (0,018) para 0,025 nas últimas semanas.
Enquanto isso, a dominância do Bitcoin caiu de uma máxima de 4 anos de 65,4% para 62% na última semana, segundo dados do TradingView.
Cruz dourada das altcoins
Em 14 de maio, o gerente de crescimento Web3 Cas Abbé observou a confirmação de uma cruz dourada diária na capitalização de mercado das altcoins. Ele afirmou que a última vez que isso aconteceu foi em outubro de 2024, o que levou a uma mini altseason, embora tenha alertado que pode haver um período de lateralização antes de qualquer movimento explosivo.
“A cruz dourada diária na capitalização de mercado das altcoins foi confirmada
A última vez que isso aconteceu foi em outubro de 2024, e levou a uma mini altseason.
Mas sem engano: uma cruz dourada não inicia um rali imediatamente.
Em 2024, as altcoins ficaram andando de lado por 3 a 4 semanas antes de uma disparada parabólica.” — Cas Abbé (@cas_abbe)
Enquanto isso, o analista ‘Ash Crypto’ disse aos seus 1,8 milhão de seguidores no X que a altseason está chegando, após observar o Ethereum subir 30% na última semana, enquanto o Bitcoin avançou menos de 3%.
Os mercados cripto esfriaram um pouco nas últimas 24 horas, e as altcoins estão com desempenho misto. As que ainda estavam no verde na manhã de sexta-feira incluem Binance Coin, Tron, Sui e Hyperliquid.