5 lições sobre a recente queda do Bitcoin (BTC)
Desde o início do ano, o Bitcoin (BTC) está com um ótimo desempenho. A criptomoeda começou 2020 abaixo de US $ 6800 e subiu para US $ 10.500 alguns dias atrás.
No entanto, o Bitcoin nos deu outro lembrete de sua cruel volatilidade. Depois de atingir quase US $ 10.300 ontem, assim que os europeus foram dormir, o Bitcoin (BTC) começou seu show. Em pouco mais de 50 minutos, o Bitcoin caiu para US $ 9.264 na BitMEX. O mega-mergulho foi concentrado em cinco minutos devastadores, durante os quais o Bitcoin perdeu mais de US $ 600.
Para aqueles que estão no universo cripto há mais de dois anos, uma queda repentina de US $ 1000 ou 10% não deve ser um evento surpreendente. No entanto, se o Bitcoin quiser aumentar sua adoção como método de pagamento ou ser incluído em uma ETF regulamentada, esses tipos de movimentos devem diminuir.
Mas esse é o Bitcoin, e é improvável que essa volatilidade desapareça nos próximos anos, então, pelo menos, vamos dar uma olhada em algumas dicas sobre essa situação.
Memória curta
Apenas alguns dias atrás, quando o Bitcoin (BTC) estava em sua segunda tentativa de quebrar a resistência significativa de US $ 10.500, toda a comunidade do Twitter estava tão otimista que poderíamos pensar que o Bitcoin havia atingido um novo recorde de todos os tempos.
Hoje, após essa grande queda, o momento do #bitcoin mudou. Aqueles que previram o Bitcoin retornando à US $ 5.000 estão aparecendo novamente.
Você notou que o Bitcoin ainda está 30% acima do preço iniciado em 2020 há apenas 50 dias? Além disso, você viu a recuperação após o a queda do Bitcoin para US $ 9.600? Três dias atrás, estava sendo negociado por menos de US $ 9.500.
https://twitter.com/BTC_Macro/status/1230266068490285056?s=20
$ BTC sobe 10% = “Isso é totalmente normal. Estamos indo para a lua. Por que não comprei mais?”
$ BTC cai 10% = “Isso é manipulação. Estamos indo para zero. Por que eu comprei essa fraude?”
Ninguém trabalha com bola de cristal
Sem mencionar grandes nomes, vimos o fundador de uma das maiores exchanges de criptomoedas ‘pedindo’ que as pessoas comprassem Bitcoin porque “ele nunca estará abaixo de US $ 10.000 novamente”.
A menos que você tenha informações privilegiadas de Satoshi, não sabe se o BTC voltará a ficar abaixo de um preço específico. Nesse caso, a referência era US $ 10.000.
O hype da cruz de ouro do Bitcoin
A maior parte do hype recente veio da cruz de ouro. Este termo técnico descreve um padrão em que a linha da média móvel de 50 dias cruza acima da linha da média móvel de 200 dias.
A partir das definições acima, pode-se entender que é um indicador de atraso. Isso significa que o efeito do preço provavelmente ocorrerá no médio e longo prazo (meses), e não no curto prazo (dias, semanas).
Apenas como lembrete, durante a última cruz de ouro de abril de 2019, o Bitcoin caiu 10% antes de sua ignição de 170%, para o pico de US $ 13.880, que era a alta em 2019.
O grande vencedor da noite
Não há dúvida de que Arthur Hayes, CEO da BitMEX, pode se deliciar após uma noite tão volátil. Segundo dados da Skew, mais de US $ 100 milhões em BTC foram liquidadas nessa queda horária.
As exchanges de criptomoedas, que permitem alavancagem superior a 100X, oferecem grandes oportunidades para os traders. No entanto, diferentemente das exchanges tradicionais, a volatilidade pode matar seus ganhos com muita facilidade.
Este é o lugar para lembrar que, para a maioria dos traders e investidores, a melhor maneira de investir em Bitcoin é por HODLing, ou lenta acumulação usando o método DCA (Dollar Cost Averaging).
A mídia tradicional nunca entenderá o universo cripto
Essas flutuações repentinas e acentuadas nos preços nos dão outra oportunidade de rir da mídia tradicional que geralmente não faz a lição de casa para entender as propriedades do Bitcoin e de outras criptomoedas.
Mão foto criado por drobotdean – br.freepik.com
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.