50 bitcoins minerados em 2009 foram movidos hoje

Uma transação interessante ocorreu hoje, trazendo memórias de onze anos atrás, do distante ano de 2009. 50 BTC minerados naquela época acabaram de ser transferidos para outro endereço.

Dados da Blockchair revelam que 50 bitcoins minerados em 2009 foram transferidos para um endereço desconhecido.

A transação aconteceu hoje e foi incluída no bloco 631058. E é aí que as coisas ficam interessantes. O endereço remetente tem apenas duas transações registradas (incluindo esta). A anterior aconteceu em 9 de fevereiro de 2009 e foi um recompensa de bloco (coinbase), incluída no bloco 3654.

address
Transação de Recompensa de Bloco de 2009. Fonte: Blockchair

O ponto animador nessa transação é que os 50 BTC estavam inativos por mais de dez anos. O endereço que os comporta não tinha feito quaisquer outras transferências e essa foi a primeira vez desde 2009 que essas moedas em particular foram movidas.

Embora seja difícil estipular um valor em dólar para o BTC válido para quando eles foram minerados, os mesmos valem atualmente cerca de 488,000 dólares (ou quase R$2.800.00,00).

Quem foi que enviou?

A mais óbvia pergunta e talvez para a qual nem tenhamos uma resposta é sobre quem teria enviado essas moedas. A transação ocorreu apenas um mês após Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador do Bitcoin, ter minerado o bloco gênesis.

Naquela época não haviam muitas pessoas envolvidas com criptomoedas. Algumas delas incluem Nick Szabo, Wei Dai e Hal Finney, quem alegadamente recebeu a primeira transação de bitcoin.

A questão mais importante, entretanto, é porque essa pessoa – que muitos concordariam em classificar como o exemplo perfeito de holder –  decidiria transferir seus bitcoins agora.

Evidentemente, não está claro se o plano é vendê-los mas, se não fosse, por que então transferi-los? Há um consenso de que vender bitcoins agora não seria uma boa ideia, dado o desastre econômico atual e os trilhões em moeda fiduciária que continuam aparecendo do nada na economia para sustentá-la.

Fonte: Cryptopotato

 

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!