Opinião: O 5G não é importante para o metaverso

5g01 interna
Seu 4G é mais que suficiente para acessar o metaverso. Imagem: Seu Dinheiro

Nenhuma tecnologia emergente precisa usufruir de todas as capacidades do 5G para funcionar corretamente.

5G, metaverso e muito marketing

Não são poucos os portais de notícias que citam a suposta “importância” da tecnologia 5G dentro do metaverso. Importância em que sentido, afinal?

Verdade seja dita, não existe a menor necessidade de utilizar a nova tecnologia para nada. Entenda os motivos:

Diferenças entre 4G e 5G

A tecnologia 4G foi lançada no final dos anos 2000 e é capaz de executar velocidades de até 100 Mbps (50 vezes mais rápido que o 3G). Em conexões 4G+ (LTE Advanced), é possível alcançar até 300 Mbps.

Por outro lado, a tecnologia 5G começou a chegar ao mundo em 2018 e promete velocidades de até 10 Gbps (100 vezes mais rápido que o 4G).

Em teoria, você poderá baixar filmes e aplicativos enormes em poucos instantes. Além disso, a latência é reduzida; quanto menor a latência, maior é o tempo de resposta entre o dispositivo e os servidores.

Mas, afinal, 5G é necessário?

A evolução é, sem dúvidas, muito bem-vinda: afinal, quanto mais conforto para o usuário final, melhor. Porém, mesmo os serviços mais pesados não exigem mais do que o 4G é capaz de proporcionar.

Para fazer streaming em 4K (2160p), resolução cinco vezes maior que a HD (1280×720), é necessário 25 Mbps de velocidade, pelo menos, segundo a GVEC. Esse é um dos cenários mais agressivos de uso contínuo de conexão para garantir fluidez.

Jogar online, por exemplo, exige muito menos velocidade: se você possuir 10 Mbps, mas uma conexão estável e de baixa latência, será capaz de jogar perfeitamente qualquer título. Mesmo os títulos mais pesados em termos de exigência de hardware consomem muito pouca conexão – mas exigem estabilidade de conexão para rodar adequadamente.

A grande diferença mora no tempo necessário para executar downloads: sem dúvidas, o 5G pode levar uma grande vantagem nesse sentido. Porém, em termos de usabilidade, é absolutamente desnecessário – pelo menos por ora.

Conclusão

Com uma conexão 4G estável, é possível assistir e fazer streaming em 4K, jogar online, fazer compras e, claro, acessar o metaverso sem problemas.

Em linhas gerais, ter uma conexão estável é mais importante que alcançar grandes velocidades. Conexões 4G bem estabelecidas possuem ping (latência) em torno de 30 ms (milissegundos), o que garante ótimo tempo de resposta para qualquer serviço.

Que fique claro: este artigo não está relevando questões como franquias mensais de internet (limite máximo de download) ou má cobertura de serviço. E sim que as tecnologias atuais são mais que suficientes para usufruir de tudo o que o metaverso tem a oferecer. Ora, o metaverso está sendo construído sobre as tecnologias anteriores e não renunciará a isso tão cedo, pois sabe que o processo de mudança mainstream é sempre muito lento e custoso.

Aproveite o que o metaverso tem a oferecer e não tenha pressa.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.