65.000 transações em bitcoin processadas por segundo em El Salvador

Em El Salvador, o Bitcoin parece ser uma alternativa sólida para aqueles atualmente excluídos dos serviços bancários.

65.000 transações em bitcoin processadas por segundo em El Salvador, a carteira oficial Chivo Bitcoin está mostrando números muito impressionantes sobre as transações Bitcoin.

O número de usuários, poucas semanas após o lançamento, ultrapassou 2,2 milhões, provavelmente mais do que o número total de salvadorenhos com conta em banco.

Transações de Bitcoin El Salvador

O Chivo está conquistando um número cada vez maior de usuários.

O fato de esse crescimento ter ocorrido em menos de um mês sugere que muitos centro-americanos, que atualmente não têm acesso a serviços bancários, em breve usarão o Chivo como alternativa para receber e gastar bitcoin, já que o BTC é agora curso legal no país.

O Chivo está adquirindo novos usuários a uma taxa média de 142 a cada minuto, ou mais de 8.500 novos usuários a cada hora e mais de 200.000 por dia.

Se essa taxa for mantida, no próximo mês todos os adultos do país podem estar usando.

O governo disponibilizou US$ 30 em BTC para qualquer cidadão salvadorenho que fizer download e instalar o Chivo. É lógico esperar que muitas pessoas decidam fazê-lo, em um país onde o PIB per capita é inferior a US $ 10 por dia .

Chivo parece estar registrando um volume de mais de 65.000 transações por segundo, possibilitado pelo uso da Lightning Network, que permite transações BTC muito rápidas e de baixo custo.

Este número revela que os salvadorenhos não estão apenas baixando e instalando a carteira para receber seu bônus de US$ 30, mas também a estão usando em grande escala para receber ou enviar bitcoins.

As transações diárias de Bitcoin aumentam em El Salvador

Este é um número muito grande para um país com apenas 6,5 milhões de habitantes. Isso significaria uma média de quase 4 milhões de transações por minuto, o equivalente a mais de 200 milhões por hora.

O próprio presidente Bukele especifica que este valor não se refere ao número de novas transações que são executadas em média a cada segundo, mas ao número médio de transações que o sistema processa. Leva vários segundos para que cada transação seja totalmente processada, e o número real de transações por segundo pode ser uma ordem de magnitude menor.

No que diz respeito aos ATMs bitcoin, o número divulgado é de cerca de 14.000 transações por dia, longe das 65.000 transações por segundo processadas pela Chivo.

Os salvadorenhos estão usando muito o Chivo, talvez até mais do que para os serviços bancários em geral, embora os volumes de transações processadas em dólares, por exemplo, não sejam conhecidos.

É possível que El Salvador se torne o primeiro país onde o bitcoin é comumente usado como moeda cotidiana, ao lado do dólar americano.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8