7 motivos para usar os DApps nos negócios

Os dApps oferecem um conjunto de recursos mais rico do que os aplicativos centralizados regulares e prometem mais benefícios para usuários e empresas

7 motivos para usar os DApps nos negócios

Embora o desenvolvimento de DApp seja um campo emergente, a tecnologia tem muitas aplicações no setor empresarial. E para quem ainda não conhece, aplicativos descentralizados ou distribuídos (dApps) são executados em uma rede blockchain ou peer-to-peer (P2P). Esses aplicativos operam usando o poder de computação de diferentes computadores, não de um servidor central.

Para ser mais preciso, um DApp precisa ser de código aberto e implementar mudanças aprovadas pelos pares da rede (usuários) por meio de votação, deve gerar tokens por meio de um mecanismo de consenso, como prova de trabalho (POW) e prova de participação (POS).

Ele deve funcionar sem controle externo e ser descentralizado o suficiente para evitar um único ponto de falha. E deve armazenar dados de transação em uma blockchain pública.

DApps nas empresas

As empresas têm muito a ganhar com a integração de dApps em suas operações de negócios. Desde melhorar a privacidade do cliente até simplificar ações de rotina, em resumo, os dApps podem ajudar as empresas a funcionarem melhor.

Aqui estão 7 motivos pelas quais usar um dApp é bom para os negócios.

1 – Segurança de dados

Em um dApp, as informações do usuário são armazenadas em bancos de dados compartilhados e distribuídas em milhares de nós de computador. Mesmo se um nó fosse hackeado, seria impraticável roubar todos os dados, pois cada nó precisaria ser hackeado.

Compare isso com um aplicativo tradicional como o Yahoo. Em 2013, os servidores centrais do Yahoo foram violados, resultando em milhões de registros de dados roubados e vendidos na Dark Web. Facebook em 2021 teve supostamente vazado milhares de dados dos usuários.

Alguns dApps nem exigem que os usuários forneçam informações pessoais antes de executar o serviço. Sem informações confidenciais armazenadas em qualquer lugar, não há nada para os hackers roubarem.

2 – Redução do tempo de inatividade

Muitos aplicativos tradicionais são executados em um servidor central. Se o referido servidor central desenvolver uma falha, todo o ecossistema do aplicativo sofrerá. Por exemplo, os servidores do Facebook travaram em outubro de 2021, cortando milhões de usuários e empresas que dependem do Facebook, Instagram e WhatsApp e outros aplicativos de propriedade da corporação.

Os dApps são executados em redes P2P habilitadas para blockchain. Não há um único ponto de falha, evitando interrupções de serviço e reduzindo o tempo de inatividade do aplicativo. Mesmo que um nó de computador falhe, o restante da rede continuará funcionando perfeitamente.

3 – Diminui custos

Os dApps podem ajudar as empresas a economizar dinheiro, especialmente porque não precisam usar intermediários. Por exemplo, os financiadores podem economizar em taxas de intermediários, pois um mercado de empréstimos DeFi promove o contato direto com os mutuários.

As empresas não precisam armazenar dados em um único lugar ou construir data centers caros. Eles também não precisam contratar especialistas para gerenciar grandes quantidades de informações de usuários armazenadas em bancos de dados.

4 – Expansão sem limites de fronteiras

Como os dApps são executados em vários servidores, é difícil interromper suas operações, especialmente em uma região específica. Com a falta de um endereço IP padrão, os governos não podem restringir um aplicativo. Para as empresas, isso significa uma expansão mais fácil para outros países.

5 – Operações simplificadas

Graças aos contratos inteligentes, os dApps podem resolver muitos problemas operacionais que as empresas enfrentam diariamente. Por exemplo, as seguradoras podem promover acordos mais fáceis, pagamentos mais rápidos e clientes mais satisfeitos usando um sistema confiável para processar sinistros. Da mesma forma, as empresas podem ser pagas mais rapidamente pelos serviços.

6 – Reduz as barreiras de acesso

Com um dApp, as empresas podem reduzir as barreiras que impedem os clientes de acessar os serviços. Os clientes que tentam se inscrever em uma conta bancária regular devem lidar com uma grande quantidade de papelada e restrições regulatórias, o que desencoraja muitos a se inscrever. O que explica por que mais de 1,7 bilhão de pessoas não têm conta bancária.

Empresas inovadoras com tecnologia dApp podem melhorar drasticamente a facilidade de acesso para clientes em potencial. As soluções DeFi já estão promovendo a inclusão financeira e reduzindo a população não bancarizada do mundo.

7 – Maior confiança

A natureza descentralizada do dApp ajuda a aumentar a confiança no projeto. Primeiro, os usuários sempre podem ver e aprovar alterações na arquitetura de um dApp. Isso evita o problema de desenvolvedores introduzirem alterações arbitrariamente sem consultar os usuários, uma ocorrência comum com aplicativos centralizados.

Além disso, não há armazenamento central de dados ou autoridades governamentais para dApps. Como resultado, o usuário médio está confiante de que seus dados não serão manipulados por interesses corporativos.

Embora os dApps precisem de mais desenvolvimento, sua utilidade é inegável. Os desenvolvedores já estão trabalhando muito para tornar os dApps algo comun em nossas vidas, é apenas uma questão de tempo até que sua popularidade aumente.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8