De novo? 8200 Bitcoins movidas da carteira da Mt. Gox, possivelmente afetando o valor da criptomoeda

O curador da Mt. Gox, que foi imbuído com a tarefa de vender 200 mil bitcoins após a falência da exchange, aparentemente liberou 8 mil bitcoins no mercado das criptomoedas.

Leia mais: Contratos futuros de Ethereum serão lançados em uma plataforma de troca do Reino Unido

Efeito Dominó

Brian Kelly, contribuidor do programa Fast Money da CNBC, declarou que a entrada de grandes instituições financeiras e bancos no mercado das criptomoedas pode permitir que este aumente seu valor, fazendo com que as criptomoedas sejam consideradas uma classe emergente de ativos.

Atualmente, Kelly declarou que criptomoedas são instrumentos complicados, dificultando o fluxo de dinheiro institucional no mercado.

“Eu estou chocado que o mercado não tenha aproveitado esta oportunidade. Dominic Chu da CNBC disse que investidores terão bitcoin fisicamente. Isso não parece interessante, pelo fato de exchanges já terem soluções de custódia. Isso tem sido uma grande barreira, a forma como você mantem estes ativos. São instrumentos complicados. Essa é a grande jogada. Eles criaram uma solução de custódia para holders institucionais,” afirmou Kelly.

n mtgox a 20171201

Seguindo a lógica de Kelly, o mercado das criptomoedas é muito volátil, e seu volume diário de troca é relativamente baixo se comparado a outros ativos e mercados, como NASDAQ e ouro. Desta forma, a movimentação de fundos abaixo de um bilhão de dólares pode impactar drasticamente o mercado e as taxas das criptomoedas, especialmente se grandes quantidades de bitcoin são vendidas nas exchanges públicas.

Durante os últimos meses, apesar do criticismo do mercado das criptomoedas, o curador da Mt. Gox continuou vendendo quantidades massivas de bitcoin a exchanges, mesmo depois de tomar conhecimento de que a venda de dezenas de milhares de bitcoins pode causar uma grande movimentação no mercado, que já é muito volátil.

Leia mais: Maior exchange da Coreia do Sul está sendo investigada pela polícia local

Hoje, muitos relatos sugeriram que a recente queda do bitcoin e de outras criptomoedas foram causadas pela venda de moedas da Mt. Gox. Quatro carteiras da Mt. Gox moveram cerca de 2 mil bitcoins cada, enviando mais de 8 mil delas nas últimas 24 horas. Considerando que o curador da Mt. Gox ficou encarregado de vender mais de 200 mil bitcoins e converte-las para ienes, é evidente que qualquer movimento externo da massa falida da Mt. Gox significa que elas estão sendo vendidas a exchanges.

Mercado de balcão

Semelhante à forma como grandes traders e investidores compram e vendem grandes quantidades de criptomoedas, o curador da Mt. Gox poderia utilizar o mercado de balcão para vender diretamente as moedas a grandes investidores, que estão dispostos a comprar milhares de bitcoins.

Em vez disso, ele optou por vender as moedas para exchanges, criando um efeito dominó em todas elas e levando o mercado a uma abrupta queda.

Leia mais: Huawei oferecerá primeiro aplicativo de carteira em seus mais recentes smartphones

Fonte: CCN