Senadores australianos pressionam banco para tornar o Bitcoin uma moeda oficial no país

Senador Sam Dastyari

O senador, Sam Dastyari, e a senadora Jane Hume, pressionaram o Banco de Reserva da Austrália (RBA) para “adotar os bitcoins como uma moeda oficial”, segundo o jornal Sydney Morning Herald . O senador Dastyari representa o maior estado da Austrália, Nova Gales do Sul. Já a Senadora Hume representa Victoria, o estado mais povoado e o segundo mais populoso.

Sem adotar bitcoin, a Austrália arrisca a competitividade futura no setor de serviços financeiros que vale US $ 145 bilhões ao ano, a publicação citou Dastyari:

“Este será um salto revolucionário para o Banco de Reserva e para as instituições financeiras australianas. O que queremos fazer aqui no Parlamento é criar um ambiente político para permitir que esse salto ocorra.”

Os senadores australianos pressionam o banco da reserva para tornar o Bitcoin uma moeda oficial. 

Senador Matt Canavan

O senador nacional Matt Canavan também apoiou publicamente o bitcoin. Em setembro de 2015, ele pediu à Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) que investiguasse se as empresas bitcoin foram tratadas injustamente depois que grandes bancos encerraram as contas de 30 dessas empresas. No entanto, em 2016, o ACCC não encontrou nenhuma irregularidade.

Em 2014, ele e Dastyari foram co-autor de um artigo destacando a atratividade da criptomoeda. “O surgimento de bitcoins e outras formas de moeda digital poderia revolucionar os mercados monetários”, escreveram. “Se a concorrência é tão boa nos mercados de produtos, por que não devemos permitir a concorrência nos mercados de moeda também – por que os governos precisam ter um monopólio?”

Australia corre risco de ficar atrasada em relação ao mercado de serviços financeiros. 

Dastyari tem sido um importante defensor do tratamento de bitcoin como uma moeda regular desde que o governo retirou a dupla tributação. Ele propôs, em 2015, que a Austrália poderia “se estabelecer como um líder global em relação às moedas digitais e que o país não deveria arriscar-se por não analisar todas as oportunidades”, afirmou. Ele reiterou esta crença na terça-feira, acrescentando que:

“A questão para a Austrália é que vamos seguir a tendência ou vamos liderá-la. Precisamos encontrar uma boa maneira de fazer isso. Não podemos competir com nossos vizinhos asiáticos quando se trata de produzir bens e serviços baratos”, admitiu, mas acrescentou que “podemos competir quando se trata de serviços financeiros, mas isso significa tomar decisões grandes e audaciosas.”

Fonte: News Bitcoin