9 detalhes que já sabemos sobre o PlayStation 5

O PlayStation 5 está quase chegando e nesse artigo você poderá ver alguns detalhes do novo console da Sony.

O console de jogos PlayStation da próxima geração da Sony está programado para chegar nesta temporada de férias, mas já sabemos muitos detalhes sobre o assunto agora: quão poderoso é, seus principais recursos e até demos uma boa olhada em seu novo gamepad.

Mas estamos no escuro sobre alguns dos detalhes mais importantes, desde preços até a aparência do próprio console.

Aqui está tudo o que sabemos sobre o PlayStation 5 até agora:

1. Os jogos parecerão melhores do que nunca.

5ebc124bfc593d04b31ed7d2

Ao contrário do PlayStation 4 Pro e do Xbox One X – consoles de meio passo que ofereciam mais poder na mesma geração de console – o PlayStation 5 “permite mudanças fundamentais no que um jogo pode ser”, disse Mark Cerny, arquiteto líder de sistemas da Sony.

O núcleo dessa missão são os novos chips de processamento do console: uma nova unidade central de processamento e uma unidade de processamento gráfico da AMD. O primeiro é baseado na linha Ryzen da AMD, enquanto o último faz parte da linha Navi GPU da Radeon.

O que isso significa para você: o PlayStation 5 é construído com hardware de ponta.

2. Os jogos carregarão muito mais rápido.

spider

Quando você pensa em novos consoles, provavelmente não pensa muito em discos rígidos (HD) – espaço de armazenamento.

Mas Cerny disse à Wired que o próximo disco rígido do PlayStation é “uma verdadeira virada de jogo”. Por que isso? Porque, pela primeira vez, o próximo PlayStation virá com solid state drive (SSD).

O que há de diferente nisso? É muito, muito mais rápido que uma unidade de disco rígido tradicional. Em uma demonstração da nova unidade, o “Homem-Aranha Marvel” de 2018 foi carregado em um kit de desenvolvimento inicial para o próximo PlayStation – demonstrou uma redução no tempo de carregamento de 15 segundos para menos de um segundo.

Isso de fato poderia ser um divisor de águas. Imagine o tempo todo que você gastou esperando os jogos carregarem – agora, imagine isso sendo apagado permanentemente.

3. É capaz de reproduzir em 8K.

8k

8K? Sim, 8K – como em “o próximo passo para as resoluções de televisão após 4K”. E sim, você provavelmente acabou de adquirir uma televisão 4K. (Ainda mais provável: você ainda não tem uma televisão 4K!)

Isso é bom. Embora o PlayStation 5 aparentemente seja capaz de produzir visuais de 8K, não esperamos que nenhum jogo tire proveito disso por algum tempo. Afinal, quase não existem conjuntos de desse tipo disponíveis para venda, muito menos um grande público de pessoas aguardando esse produto. E isso nem chega aos absurdos preços das TVs 8K existentes.

Esse recurso parece mais uma medida preventiva contra o que virá a seguir, em vez de um novo padrão de fidelidade visual.

4. Ele pode produzir um novo tipo de visual, chamado “Ray Tracing”.

ray

Esqueça o 8K: O que é esse negócio de “ray tracing”?

O longo e o curto é um termo de jargão para o que é essencialmente “iluminação mais detalhada e precisa”. Um componente principal dos recursos visuais de videogame – como todos os outros meios visuais – é como a iluminação é aplicada.

Para esse fim, o PlayStation 5 apoiará a forma emergente de iluminação virtual.

5. Retrocompatibilidade.

retro

A compatibilidade com versões anteriores é uma característica extremamente importante para qualquer console de jogos. E o PS5 não vai falhar nesse quesito.

“Recentemente, vimos os 100 melhores títulos do PlayStation 4, classificados por tempo de reprodução, e esperamos que quase todos sejam jogáveis no lançamento no PlayStation 5”, disse o arquiteto-chefe do console, Mark Cerny, em um vídeo. A Sony publicou em meados de março.

A empresa se comprometeu a expandir ainda mais a compatibilidade “ao longo do tempo”. “Acreditamos que a esmagadora maioria dos mais de 4.000 títulos do PS4 será jogável no PS5”, afirmou o post. “Já testamos centenas de títulos e estamos nos preparando para testar mais milhares à medida que avançamos em direção ao lançamento”.

6. Funciona com o PlayStation VR.

vr

Certamente haverá uma nova versão de alta fidelidade do headset de realidade virtual da Sony, o PlayStation VR, para o PlayStation 5. Quando perguntado sobre um novo headset, Cerny disse à Wired: “O VR é muito importante para nós”. Ele confirmou, no entanto, que o fone de ouvido PlayStation VR existente para PS4 funcionará no PlayStation 5.

A Sony ainda não confirmou isso, mas é lógico que o PlayStation 5 também suporta o PlayStation Move e a PlayStation Camera – componentes cruciais do sistema PlayStation VR.

7. Possui um novo controle com feedback aprimorado e duração da bateria, e é chamado de “DualSense”.

control

Em uma postagem no blog de outubro de 2019, Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, compartilhou as primeiras novas informações sobre o controle do PlayStation 5.

O novo controle usa feedback háptico em vez do tradicional “estrondo”, permitindo que os desenvolvedores programem respostas mais sensíveis.

Isso significa que os jogadores sentem vibrações diferentes no controle quando disparam uma arma ou seguram o volante de um carro. O controle do PlayStation 5 também possui gatilhos adaptáveis que podem ser programados para ter um nível diferente de tensão, dependendo da ação, disse o post.

Então, em abril, a Sony apresentou o controle com uma série de imagens mostrando seu novo design, além de um recurso adicional: uma variedade de microfones embutidos que permitem o bate-papo por voz sem um fone de ouvido.

Mais do que qualquer outra coisa, o controle “DualSense” é uma obra física da linha amada de gamepads DualShock PlayStation da Sony.

A Sony mantém o mesmo design geral de gamepad há anos, começando com o PlayStation 1 e indo até o PlayStation 4. É uma forma icônica que é conhecida em todo o mundo.

Mas com o PlayStation 5, o design está dando uma grande virada.

“Passamos por vários conceitos e centenas de modelos nos últimos anos antes de nos decidirmos sobre esse design final”, diz o post do blog.

8. A Sony diz que lançará o PlayStation 5 durante a temporada de férias de 2020.

control2

Ainda não há uma data de lançamento definida para o PlayStation 5, mas a Sony planeja lançá-lo durante a temporada de férias de 2020. A Sony já enviou modelos de desenvolvimento para designers de jogos, para que eles possam começar a criar jogos para o lançamento do console ainda este ano.

Dito isto, a pandemia de coronavírus pode adiar os planos de liberação – se esse é realmente o caso, a Sony ainda não está dizendo. Em sua última revelação, para o gamepad DualSense, a Sony reafirmou sua janela de lançamento.

“Para a comunidade PlayStation, eu realmente quero agradecer por compartilhar esta emocionante jornada conosco enquanto caminhamos para o lançamento do PS5 nas férias de 2020”, disse Jim Ryan, chefe da Sony Interactive Entertainment.

Além disso, em uma entrevista recente ao GamesIndustry.biz, Ryan reafirmou novamente o compromisso da Sony com o lançamento global do PS5 nesta temporada de férias.

9. É assim que os jogos serão PlayStation 5, deem uma nessa demo incrível:

https://www.youtube.com/watch?v=qC5KtatMcUw&feature=emb_logo

Fonte: businessinsider

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.