Visa continua a apostar na blockchain para a próxima geração de pagamentos
Visa na vanguarda
A Visa, uma das maiores empresas de cartões de crédito do mundo, continua a acreditar que as soluções baseadas em blockchain podem ser integradas aos seus serviços e ofertas para impulsionar a próxima geração de pagamentos. Isso foi afirmado pelo seu CEO, Al Kelly, em uma videoconferência na reunião anual de acionistas da empresa em 24 de janeiro.
Kelly explicou que a empresa tem várias iniciativas em andamento relacionadas a moedas digitais do banco central (CBDCs) e stablecoins privadas. Ele também confirmou que a empresa não sofreu perdas financeiras devido às “falhas de alto nível” que afetaram o espaço das criptomoedas em 2022.
- Veja também: A visão da Ripple sobre o futuro
A Visa tem trabalhado em várias iniciativas relacionadas a criptomoedas ao longo dos anos. Em setembro de 2021, a equipe de pesquisa da empresa começou a trabalhar em um projeto de interoperabilidade blockchain chamado Universal Payment Channel (UPC). O objetivo do projeto é criar uma “rede de redes” para que CBDCs e stablecoins privadas possam passar por vários canais de pagamento. No entanto, a Visa não forneceu atualizações sobre o UPC há mais de 12 meses.
Recentemente, a empresa anunciou um plano para permitir que contas automatizadas possam ser pagas a partir da carteira movida a Ethereum de um usuário. A companhia também lançou vários cartões de débito de criptomoeda com “taxa zero”, incluindo um contrato rescindido com a FTX e uma parceria com a Blockchain.com em 26 de outubro.
Embora o relatório anual de 2022 inclua apenas dados até 30 de setembro, mais informações podem ser reveladas na teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2023 da Visa em 26 de janeiro. Ryan McInerney, atual presidente da gigante de pagamentos, substituirá Al Kelly como CEO em 1º de fevereiro, enquanto Kelly permanecerá como presidente executivo.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.