Como o psiquiatra de Sam Bankman-Fried tornou-se uma peça chave na Exchange FTX

Contratado como coach pela empresa FTX, sediada nas Bahamas, George Lerner estava lá para a sua dramática queda.

ftx

No início do ano passado, Sam Bankman-Fried contou a uma reunião de todas as mãos da FTX sobre uma adição ao pessoal da empresa.

Um cargo diferenciado e pouco comum

Não era um chefe de contabilidade. Não era um gestor de risco. Em vez disso, era um psiquiatra que serviria de coach para os empregados estressados na troca criptográfica em rápido crescimento. O Dr. George Lerner apresentou-se na reunião de vídeo e encorajou os trabalhadores a consultar com ele, plataformas de reunião recordadas.

O FTX entrou em colapso em Novembro, derrubado por revelações de que tinha utilizado indevidamente milhares de milhões de dólares de fundos de clientes. O Sr. Bankman-Fried encontra-se agora sob prisão domiciliária depois de se ter declarado inocente de acusações de fraude. A FTX está em processo de falência.

Investigações mais minuciosas

No final do mês passado, a nova direção da FTX pediu a um juiz que aprovasse intimações para obter uma vasta gama de comunicações internas, incluindo as entre o Sr. Bankman-Fried e o Dr. Lerner, como parte dos seus esforços para recuperar os ativos da FTX.

O Dr. Lerner não é acusado de delito. Um porta-voz do Sr. Bankman-Fried recusou-se a comentar o pedido de intimação. Num e-mail, o Dr. Lerner notou que não era advogado e disse que o pedido era “provavelmente um padrão bastante elevado para um caso de falência”.

A chegada do Dr

O Dr. Lerner deslocou-se em Junho para as Bahamas, onde a FTX estava sediada. O pessoal da FTX e da sua empresa irmã, a Alameda Research, dedicavam longas e intensas horas, e o trabalho e a vida eram muitas vezes confusos. Muitos dos empregados, na casa dos 20 anos e longe de casa, viviam juntos em habitações de luxo da empresa, e as relações românticas entre executivos eram comuns.

As linhas entre as duas empresas, FTX e Alameda, também eram indistintas. O Sr. Bankman-Fried disse aos investidores que as duas operavam separadamente, uma salvaguarda que deveria ter protegido o dinheiro dos clientes. Mas as duas empresas partilhavam espaço de escritório, empregados e tecnologia. Os reguladores dizem que o Sr. Bankman-Fried tratou os fundos dos clientes FTX como um porquinho mealheiro. O Sr. Bankman-Fried, que era diretor executivo principal da FTX e possuía 90% da Alameda, negou que quaisquer fundos tivessem sido roubados.

O Dr. Lerner, que tem 46 anos de idade, disse que a FTX o contratou como coach, não como psiquiatra. Ele disse que depois de se mudar para as Bahamas, trabalhava 32 horas por semana para a empresa. Viu cerca de 100 dos 300 empregados da empresa para o coaching, incluindo 20 a 40 numa base semirregular, disse ele.

Atendimentos individuais

image 15

Separadamente, disse o Dr. Lerner, cerca de 20 funcionários da FTX eram pacientes no seu consultório particular. Como psiquiatra, o Dr. Lerner é um médico que pode diagnosticar doenças mentais e prescrever medicamentos. Como coah, ele podia oferecer aconselhamento e aconselhamento.

O Dr. Lerner disse que o seu principal objetivo no FTX era criar “um ambiente de trabalho mais sustentável”.

Um time de estrelas

Eram pessoas espantosas, brilhantes, desejosas de ter um impacto positivo no mundo, disse o Dr. Lerner. A resolução de conflitos foi a mais difícil como a maioria do meu trabalho tem sido historicamente com indivíduos.

O Wall Street Journal falou com antigos funcionários da FTX sobre o Dr. Lerner. Alguns saudaram a sua contratação como um sinal da atitude progressiva da empresa para com a saúde mental. Disseram que ele cuidou habilmente dos empregados que ficaram desanimados quando o FTX estava a falhar em Novembro.

O Dr. Lerner obteve um Mestrado em 2004 pelo Baylor College of Medicine em Houston e completou a sua residência na Universidade da Califórnia, São Francisco, um programa de psiquiatria de alto nível.

Antes de se juntar ao FTX, o Dr. Lerner dirigiu uma clínica psiquiátrica perto da Union Square de São Francisco, onde os pacientes incluíam executivos de tecnologia, criptografia e capital de risco, disse ele. Especializou-se no tratamento da depressão, ansiedade e distúrbio de hiperatividade com défice de atenção, de acordo com uma versão antiga do seu website.

O Dr. Lerner acabou por ir parar ao FTX, disse ele, porque tinha estado a tratar alguns dos primeiros empregados do FTX e da Alameda no seu consultório privado.

O início do tratamento de Sam

image 16

Um dos seus pacientes foi o Sr. Bankman-Fried, que começou a ver o Dr. Lerner no início de 2019 e continua hoje a ser seu paciente, recebendo tratamento para TDAH e depressão, de acordo com o porta-voz do antigo Diretor Executivo do FTX.

No projeto de testemunho para uma audiência do Congresso em Dezembro, o Sr. Bankman-Fried disse que tinha uma receita decadente para o antidepressivo Emsam. “Estou, e durante a maior parte da minha vida adulta tenho estado, triste”, disse ele. O Sr. Bankman-Fried não testemunhou na audiência porque foi detido na véspera da mesma.

Na FTX, alguns funcionários preocuparam-se com o que viam como a proximidade do Dr. Lerner ao Sr. Bankman-Fried, tanto que disseram que se abstiveram de revelar demasiado nas sessões de coach. O Dr. Lerner disse que mantinha as interações de coaching em estrita confidencialidade.

Tinha o momento de ser coach e de ser psiquiatra

O Dr. Lerner também disse que tinha o cuidado de separar a sua prática médica do seu coach na FTX. Por exemplo, foi pedido aos funcionários que o viram como coach que assinassem um formulário declarando que ele era o seu coach e não o seu psiquiatra, disse ele.

Para os funcionários que eram pacientes no consultório particular do Dr. Lerner, ele tratava-os durante as suas viagens de regresso à Califórnia, disse ele. Tratou cerca de 10 para depressão ou ansiedade e 10 para TDAH, disse ele.

Lerner não é um médico registrado nas Bahamas

O Dr. Lerner não está registado como médico nas Bahamas, de acordo com a base de dados do Conselho Médico das Bahamas. O Conselho Médico da Califórnia disse que permite aos seus médicos tratar os pacientes via tele atendimento “de qualquer parte do mundo”, desde que o paciente se encontre na Califórnia.

Alguns antigos funcionários que viram o Dr. Lerner para coaching disseram que ele deixou claro que poderia ajudá-los a obter medicamentos como Adderall, usado para tratar a TDAH, ou Xanax, usado para tratar a ansiedade. O Dr. Lerner disse que não oferecia tais serviços às pessoas que via para coaching e prescrevia medicamentos aos pacientes apenas quando medicamente necessário.

Traduzido de: The Wallstreet Journal.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.