Binance visa melhorar o sistema de prova de reserva com zk-SNARKs
A Binance encontrou vários problemas ao empregar apenas o sistema Merkle Tree.
A Binance disse hoje cedo que introduziu zk-SNARKs em seu sistema de prova de reserva em uma tentativa de tornar mais fácil para os usuários e outras entidades verificarem sua solvência.
Além disso, a exchange adicionou quatro novos criptoativos ao seu sistema PoR.
Desde o colapso da FTX no final de 2022, as exchanges de criptomoedas correram para provar os ativos mantidos em suas plataformas. A Binance foi uma das primeiras a introduzir tal recurso, inicialmente utilizando apenas Merkle Tree.
No entanto, a empresa disse em seu último post no blog que esta versão tinha alguns problemas, principalmente centrados na privacidade do usuário.
Como tal, a empresa decidiu atualizar seu sistema PoR com uma ideia mencionada anteriormente por Vitalik Buterin da Ethereum – zk-SNARKs.
Zero-Knowledge Sucinct Non-Interactive Argument of Knowledge (ou zk-SNARKs) é uma ferramenta criptográfica que permite à entidade que deseja provar a existência de suas reservas fazê-lo sem realmente divulgar quais são essas reservas.
A Binance acrescentou que tornou seu sistema PoR de código aberto na tentativa de aumentar a transparência de suas reservas.
Estamos tornando o código do sistema PoR da #Binance de código aberto porque queremos continuar a fornecer mais transparência para nossos usuários, para que colegas do setor e a comunidade possam se beneficiar dessa tecnologia inovadora.
O sistema PoR da exchange agora suporta 13 criptoativos no total, já que adicionou quatro com a implementação de zk-SNARKs.