Autoridades de Cingapura investigam as atividades do Terraform Labs
Terraform Labs enfrenta crescente pressão regulatória em meio à volatilidade do mercado
Em um anúncio por e-mail visto pela Bloomberg, a polícia de Cingapura declarou: “as investigações começaram em relação ao Terraform Labs”, acrescentando que as investigações estão “em andamento”.
O colapso do token nativo da organização – LUNA – e sua stablecoin algorítmica – UST – foi um dos eventos mais sombrios da cripto no ano passado. A stablecoin, que deveria ter uma avaliação fixa de US$ 1, perdeu sua paridade em relação ao dólar em maio de 2022 e caiu muito abaixo de seu preço-alvo.
Percebendo a turbulência, os investidores começaram a vender suas reservas UST em massa. Isso resultou na cunhagem de mais LUNA para estabilizar a queda livre, o que aumentou significativamente o fornecimento da moeda nativa. Eventualmente, ambos os ativos perderam praticamente todo o seu valor em questão de dias, provocando perdas de vários bilhões de investidores e um amplo declínio do mercado que ecoou por meses.
Investidores falidos e várias instituições acusaram Do Kwon – co-fundador da Terraform Labs – de ter um papel no colapso. No entanto, ele relutou em cooperar e supostamente deixou a Coreia do Sul para escapar das consequências de sua suposta fraude.
- Veja também: Bitcoin: Crescente otimismo dos usuários de criptos na Coreia do Sul em relação ao preço
Segundo várias fontes, ele mudou frequentemente de esconderijo nos últimos meses, sendo Rússia, Dubai, Cingapura e Seychelles alguns dos possíveis destinos. As agências policiais de Cingapura revelaram no e-mail que ele não está atualmente dentro das fronteiras da cidade-estado asiática.
As coberturas mais recentes indicaram que sua localização atual pode ser a Sérvia. Uma delegação de autoridades sul-coreanas liderada por um alto funcionário do Ministério da Justiça visitou o país balcânico no mês passado em busca de Kwon, que inclusive é caçado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (mais conhecida como Interpol).
Acusação da SEC
A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA acusou recentemente a Terraform Labs e Do Kwon de orquestrar uma fraude gigantesca ao oferecer e vender títulos não registrados por meio do uso de moedas digitais. A agência sugeriu que o esquema desencadeou perdas financeiras colossais para investidores de varejo e institucionais.
Ele também culpou a Terraform Labs por fazer falsas alegações e promessas de que estava fazendo parceria com um aplicativo de pagamento móvel coreano. Em vez disso, Kwon estava enganando os investidores para drenar seus fundos e depois empregá-los para benefício pessoal.
- Veja também: Criador do Tornado Cash desenvolve outro mixer
As autoridades sul-coreanas conduziram uma investigação especial contra ele no verão passado, alegando que ele presenteou membros da família com tokens para evitar as regras de tributação. Esses ativos foram supostamente usados para comprar propriedades.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future