Ethereum: Contagem regressiva para o hard fork Shanghai
A equipe está realizando os testes e preparando a rede principal da Ethereum para que a transição e a incorporação da nova rede seja sem transtorno
Os desenvolvedores do Ethereum definiram uma data-alvo de 12 de abril para o hard fork de Shanghai, durante a reunião All Core Developers Execution Layer #157 na quinta-feira (16).
A atualização Shanghai, também conhecida como “Shapella”, permitirá a transição completa da rede Ethereum para uma rede proof-of-stake (PoS) e finalmente permitirá saques de ETH em stake.
A atualização Shanghai do Ethereum foi definida pelos desenvolvedores para ocorrer por volta de 12 de abril, após votação e confirmação via GitHub. Isso significa que a atualização está um pouco atrasada em relação à meta inicial dos desenvolvedores para março de 2023.
A atualização marcará a conclusão da transição do Ethereum para um mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS), que começou com o evento Merge em setembro de 2021, no qual a rede passou a usar validadores que precisam apostar 32 ETH para aprovar ou adicionar blocos ao blockchain.
- Veja também: O TVL da Cardano sobe com 20% de crescimento mensal: o que está impulsionando a adoção?
Os validadores da Ethereum foram informados de que seus ETH em stake ficariam bloqueados até a atualização de Shanghai, o que afetou alguns desde dezembro de 2020, quando a rede passou a usar o mecanismo de consenso PoS.
Após a atualização, os validadores poderão decidir o que fazer com seus stake. Os desenvolvedores do Ethereum realizaram vários testes para garantir que as retiradas dos valores em stake funcionassem corretamente, com todos os três testes nas testnets da Ethereum funcionando bem, embora o último tenha tido baixas taxas de participação devido a nós validadores desatualizados.
Durante o último hard fork da testnet da Ethereum em Goerli, os nós dos validadores desatualizados levaram a baixas taxas de participação, resultando em atrasos na finalização dos blocos por cerca de 90 minutos após o fork entrar em operação. No entanto, Ben Edgington, líder de produto da Teku, um cliente da ETH, afirmou que isso não foi crítico para a maioria dos aplicativos ou usuários do Ethereum, e que a participação aumentou com o tempo, garantindo que nada estava fundamentalmente errado, apenas atualizações tardias.
De acordo que foi dito por Edgington:
Os desenvolvedores do ETH não estão preocupados que isso aconteça na rede principal também. É bastante comum que as atualizações de testnet sejam um pouco irregulares, mas as pessoas são muito diligentes em manter sua infraestrutura de staking de mainnet.
No momento da edição deste artigo, o Ethereum está sendo negociado a US$ 1,664.06, com precificação de 1,81% nas últimas 24 horas e 8,51% se comparado com a semana anterior, segundo CoinMarketCap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future